Games no Android 12 poderão ser jogados durante o download

2 min de leitura
Imagem de: Games no Android 12 poderão ser jogados durante o download
Imagem: Reprodução/ Mika Baumeister Unsplash

Nesta segunda-feira (12), o Google anunciou o novo recurso "Play as You Download", também conhecido como Incremental, para o Android 12 durante a Games Developer Summit. A ferramenta permite jogatinas enquanto os apps ainda não foram totalmente baixados. A empresa informa que a novidade surgiu para suprir as necessidades dos recentes jogos para celulares, que agora ocupam mais armazenamento, aumentando os tempos de espera.

Infelizmente, apenas smartphones com Android 12 terão esta vantagem. A companhia explicou que o "Play as You Download" aproveita o "núcleo" do novo SO, utilizando uma versão especial do sistema de arquivos do Linux, que permite a execução de programas enquanto arquivos binários e de recursos são baixados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Além do Incremental, um novo painel de controle de jogos foi anunciado para o acesso rápido às configurações de gráficos e áudios enquanto você joga.

Novas APIs também estarão disponíveis aos programadores para adaptar os aplicativos às preferências e dispositivos dos consumidores, entre outras mudanças. Assista à apresentação completa no vídeo abaixo.

Acelerando o acesso ao jogo

A iniciativa é similar aos sistemas já presentes nos consoles PlayStation e Xbox. Greg Hartrell, diretor de produtos do Google Play, informou que a ferramenta vai acelerar consideravelmente o processo de download e o começo dos jogos. "Essa é uma mudança gigantesca para a experiência de usuário no Android 12. Nós vemos jogos de 400 MB se tornando disponíveis em segundos".

Comparação entre o atual sistema de download, que precisa baixar todos os arquivos, e o futuro da lojaComparação entre o atual sistema de download, que precisa baixar todos os arquivos, e o futuro da lojaFonte:  Divulgação/ Google 

Hartrell também anunciou que a plataforma alcançou a marca de 2,5 bilhões de usuários mensais, com 140 bilhões de instalações no mundo.

A "Play as You Download" poderá ser usada por todos os desenvolvedores de aplicativos que publicam seus produtos na Play Store. No entanto, os estúdios terão que criar os apps dentro do formato Android App Bundle (.aab), pois a novidade utiliza o Play Asset Delivery, um sistema de compilação e configuração de arquivos de jogos para downloads. A loja exigirá o uso deste formato a partir de agosto de 2021 para apps com mais de 150 MB.

Profissionais e entusiastas podem se inscrever no Beta do "Play as You Download" através de um formulário disponibilizado pelo Google.

Com o Incremental, aplicativos ainda indisponíveis estarão com um símbolo especial nas telas principais dos dispositivos, junto com uma barra de progresso de download. Caso o usuário aperte no logo provisório, ele será enviado para a página do app no Google Play. Porém, se os arquivos principais já foram instalados, a marcação será removida e o game será aberto como se fosse a versão definitiva.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.