Play Store vai instalar e atualizar jogos pesados mais rápido

1 min de leitura
Imagem de: Play Store vai instalar e atualizar jogos pesados mais rápido
Imagem: Olhar Digital
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

Nesta terça-feira (09), o Google anunciou um novo recurso que vai tornar a instalação e atualização de aplicativos e jogos muito mais rápidas: o Google Play Asset Delivery, que também promete ocupar menos espaço dentro do dispositivo.

Apesar de a novidade afetar todos os programas, o maior impacto será nos games, sobretudo aqueles que baixam o instalador e fazem um download grande de outros arquivos — obrigando o usuário a esperar duas instalações.

O Google Play Asset Delivery cria pacotes otimizados para o dispositivo com códigos que representam texturas, músicas e dados que precisam estar presentes para que o jogo funcione. Esses códigos não puros não ficam armazenados em CDNs, mas nos próprios servidores do Google.

a  Pplware/Reprodução 

O recurso, além de economizar memória do usuário, ainda reduz os custos para o desenvolvedor — que terá uma série facilidades. Com o Google Play Asset Delivery, ele poderá desenvolver regras para o envio de cada pacote. Na prática, isso significa não enviar dados de uma DLC se o jogador não comprou, por exemplo.

Apesar de ter sido lançado nesta semana, a novidade já foi implementada por alguns desenvolvedores, como o Gameloft nos jogos Asphalt 8, Asphalt Xtreme e Minion Rush. Com isso, a empresa conseguiu reduzir os custos de download e aumentou a retenção de jogadores em 10%.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Play Store vai instalar e atualizar jogos pesados mais rápido