8 melhores novidades do Windows 11

3 min de leitura
Imagem de: 8 melhores novidades do Windows 11
Imagem: Microsoft/Reprodução
Avatar do autor

Após anos de mistério e projetos abandonados, a Microsoft finalmente apresentou o Windows 11 nesta quinta-feira (24). Durante a transmissão online, a empresa falou sobre a nova versão do sistema operacional que ganhou um visual moderno, integração entre devices e programas, novidades na loja virtual e mais.

Entre os pontos altos, a gigante da tecnologia revelou que o SO oferecerá aplicativos Android, que rodarão de maneira nativa, e que a atualização poderá ser feita gratuitamente para quem já tiver um Windows 10 instalado em sua máquina.

Para quem perdeu o evento, o TecMundo separou as 8 principais novidades em relação ao software. Confira, a seguir, os destaques.

1. Visual mais bonito

O Windows 11 foi reformulado visualmente. Ícones, barra de tarefa e o wallpaper estão mais modernos e apelam para uma estética minimalista e transparente, enquanto a paleta de cores está mais atraente. O sistema também ganhou vários novos temas, que vão de roxo até azul-claro.

Windows 11Sistema operacional está mais moderno e possui até um menu iniciar no centro da tela.

2. Nova loja de apps com Android

A nova loja de apps do Windows ganhou novidades muito interessantes para desenvolvedores e usuários. O ecossistema estará aberto para softwares de todos os tipos, incluindo os chamados “third-parties”. Até aplicativos Android estarão presentes pela primeira vez na loja virtual.

Na demonstração, foram mostrados apps como TikTok, Uber, Ring, Yahoo, Kindle e vários outros. Os programas do Android funcionarão a partir de uma integração com a Amazon Appstore e rodarão a partir de uma tecnologia da Intel.

Windows 11A Microsoft Store está aberta para os desenvolvedores.

3. Segurança e velocidade

Na apresentação, realizada por Panos Panay, principal executivo do Windows, foi salientado que este será o software “mais seguro já feito até hoje”. Não foram dados muitos detalhes, mas além da segurança, foi dito que o software também estará mais rápido, incluindo os navegadores. Testes de benchmark feitos com a build que vazou do Windows 11 já haviam apontado para essa direção.

Windows 11A promessa é que o Windows 11 será bastante fluído em todas as tarefas.

4. Sistema Snap Groups

O Windows ganhou um sistema totalmente novo de organização de janelas e aplicativos. Um dos recursos para fazer esses ajustes será o “Snap Groups”, que permitirá essa organização de acordo com vários tipos de padrões.

Windows 11Janelas poderão ficar em formatos horizontais e verticais.

5. Funcionalidades gamers

Entre as novidades apresentadas para os gamers, o Windows 11 terá Auto HDR, que melhorará a resolução dos jogos. Outro detalhe importante é que o Xbox Game Pass, serviço de assinatura de jogos, será integrado ao SO.

Windows 11O Xbox Game Pass rodará nativamente no Windows 11.

6. Suporte multitelas

Além da total personalização das janelas, segundo a Microsoft, o Windows 11 terá um sistema remodelado de suporte multitelas. Usuários que integrarem um PC com o tablet, por exemplo, poderão organizar os programas de uma forma bastante intuitiva e veloz.

Os tablets terão um novo sistema touch que facilitará essa organização, que poderá ser feita com toques e arrastando o dedo na tela.

Windows 11Usuário poderá organizar o uso no tablet e PC.

7. Microsoft Teams integrado

Sobre o Microsoft Teams, aplicativo de videochamadas que "explodiu" durante a pandemia, a empresa revelou que ele terá uma integração 100% nativa com o Windows 11. Além de funcionar como parte do sistema operacional, o programa ganhou um novo visual transparente e com bordas arredondadas, combinando com o novo Windows.

Windows 11O programa fará parte do sistema operacional e a empresa deve abandonar o Skype.

8. Atualização gratuita

Em relação ao assunto mais esperado pelos usuários, a Microsoft confirmou: o Windows 11 será um upgrade gratuito para usuários que possuem o Windows 10 instalado em suas máquinas.

A questão tem um porém: o PC do usuário precisa ter configurações mínimas como 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e CPU de 64-bit. O SO começará a ser disponibilizado no final de 2021.

8 melhores novidades do Windows 11