Windows 11 é mais rápido do que o Windows 10, mostram benchmarks

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 é mais rápido do que o Windows 10, mostram benchmarks
Imagem: TecMundo/Reprodução

O Windows 11, que deve ser apresentado oficialmente na próxima quinta-feira (24), aparentemente é mais rápido do que o Windows 10 em algumas atividades. Ao menos é o que revelam testes iniciais de benchmarking comparando as duas versões. Entretanto, vale ressaltar que a build vazada do Windows 11 pode ainda não ser a versão final.

De acordo com os dados compartilhados pelo site Windows Latest, a nova versão do sistema operacional da Microsoft tende a ser mais rápida na navegação web, performance geral, renderização em 3D e mais.

Os testes foram conduzidos com um Samsung Galaxy Book S com o processador Intel Core i7-L16G7, Lakefield rodando o Windows 10 21H1 (atualização de maio de 2021). Na outra ponta, foi utilizada a versão vazada do Windows 11.

No que o Windows 11 é mais rápido?

Em um teste de performance na ferramenta GeekBench 5, o Windows 11 se mostrou 5,8% mais rápido nos testes multi-núcleos e 2% no teste de núcleo único, uma melhoria pequena. Já em testes com o BrowserBench, que mede a velocidade de navegação na web, a nova versão se mostrou 10% mais rápida rodando o Google Chrome v91.

No Cinebench R23, o Windows 11 se mostrou 8,2% mais rápido no teste de single-thread do que o Windows 10, registrando um aumento leve de somente 58 pontos — em comparação, os sistemas registraram 766 pontos e 708 pontos, respectivamente.

Por fim, os testes com o 3DMark mostraram uma leve redução: 4286 pontos registrados no Windows 10 e 4266 pontos no Windows 11. Como o Windows 11 ainda não foi oficialmente apresentado, vale notar também que ainda não existem drivers específicos e atualizados para esta versão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.