Resumo da WWDC 2021: iOS 15, iPadOS 15, Siri offline e mais

3 min de leitura
Imagem de: Resumo da WWDC 2021: iOS 15, iPadOS 15, Siri offline e mais
Imagem: Apple
Avatar do autor

Nesta segunda-feira (07), a Apple realizou a WWDC 2021, evento que traz novidades sobre os sistemas operacionais da empresa da Maçã. Reunimos aqui os principais destaques do dia:

FaceTime para Android e Windows

A Apple anunciou que o FaceTime também poderá ser utilizado em dispositivos Android e PCs via navegador. A novidade é chamada de FaceTime Link e permite que um usuário inicie uma chamada pelo FaceTime e compartilhe o link com outras pessoas — seja no iMessage, WhatsApp ou outros apps.

SharePlay para assistir filmes com amigos

O novo recurso  do iOS 15 chamado SharePlay permite aos usuários assistir filmes, ouvir músicas ou compartilhar a tela com os amigos via FaceTime. Por enquanto, Disney+, Hulu, HBO, TikTok, ESPN, NBA e Paramount+ são alguns dos nomes que já estão integrados à novidade.

SharePlay da AppleSharePlay, da Apple

Live Text é o Google Lens da Apple

O  Live Text, recurso parecido com o Google Lens para iPhones, consegue realizar a leitura de textos e números de fotos. A ferramenta chegará habilitada para a língua portuguesa e será interligada com o iOS.

Siri vai funcionar sem internet e em dispositivos que não são da Apple

A Apple anunciou que a assistente virtual Siri fará processamento offline de comandos de voz, o que significa que ela não precisará de internet para conectar-se aos servidores da empresa.De acordo com a Apple, a atualização tornará a Siri mais responsiva e trará melhorias em relação à privacidade do usuário.

Além disso, o recurso de comando de voz da Siri também poderá ser visto em dispositivos que não são fabricados pela Apple.

Quais aparelhos receberão o iOS 15?

De acordo com a Apple, o foco do iOS 15 é manter o usuário conectado a todo momento, além de explorar o mundo ao redor e aproveitar a inteligência dos mais diferentes dispositivos.

iOS15Destaques do iOS15 (Imagem: Apple)

Além disso, a Apple também revelou quais modelos de iPhones receberão o novo iOS 15.

iOS 15Lista de aparelhos que receberão o iOS 15

iPadOS 15

O sistema operacional para tablets da Apple permitirá colocar widgets na tela inicial, além de oferecer ao iPad uma biblioteca de apps e um recurso multitarefa para usar vários programas ao mesmo tempo.

iPadOS 15

iPhone poderá ser sua chave e seu documento de identificação

A Apple anunciou que o aplicativo Wallet poderá carregar documentos oficiais — de identificação e também carteira de motorista — e mais chaves. No iOS 15, os usuários também poderão carregar chaves de diferentes locais: seja de casa, do carro, de um quarto de hotel e até mesmo das empresas que trabalham.

AirPods

A Apple anunciou que os AirPods também receberão algumas melhorias com o iOS 15, incluindo a capacidade de focar na converas com as pessoas que estão falando com você e um alerta para encontrar o fone perdido, entre outros.

AirPods

watchOS 8

Uma das novidades do watchOS 8 é o Mindfulness, recurso que funciona dentro do app de acompanhamento da respiração. Além disso, o sistema passa a avaliar a respiração do usuário ao longo da noitee o app Fitness ganhou novas modalidades, como tai chi e pilates.

macOS Monterey

A próxima versão do macOS trará mais interoperabilidade com o iOS, incluindo a possibilidade de compartilhar um teclado e mouse entre um iPad e um Mac. Os omputadores da Apple também estão recebendo a capacidade de interagir com o AirPlay, bem como a possibilidade de automações via Shortcuts.