iOS 15: tudo sobre a nova versão do sistema operacional do iPhone

3 min de leitura
Imagem de: iOS 15: tudo sobre a nova versão do sistema operacional do iPhone
Imagem: Apple/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

A Apple apresentou nesta segunda-feira (7) o iOS 15, nova versão do sistema operacional móvel do iPhone. A plataforma foi apresentada na conferência de abertura da WWDC 2021, que neste ano foi realizada de forma totalmente digital e gratuita.

De acordo com a empresa, o foco da nova versão é manter você conectado a todo momento, além de explorar o mundo ao redor e aproveitar a inteligência dos mais diferentes dispositivos.

Algumas das novidades do iOS 15.Algumas das novidades do iOS 15.Fonte:  Apple 

O serviço de videochamadas FaceTime recebeu várias novidades, desde melhorias no áudio até a possibilidade de falar com quem não tem um dispositivo iOS.

Já as notificações foram reformuladas, sendo possível até mesmo criar perfis específicos para separar os momentos de lazer e trabalho. A plataforma ainda tem diversos recursos de produtividade e pesquisa, além de novos recursos nos aplicativos Wallet e Maps.

Novidades do FaceTime

As videochamadas por FaceTime serão mais naturais com o recurso de Áudio Espacial, que faz as conversas parecerem mais dinâmicas, com a voz saindo de onde elas estão na chamada. Além disso, será possível ativar o isolamento de voz para que o microfone remova ruídos ambientes via aprendizado de máquina.

Em termos de vídeo, o "Grid View" mostra todas as pessoas na chamada em ícones do mesmo tamanho. Já o "Modo Retrato" borra o fundo e coloca o foco totalmente na pessoa que está na chamada. É possível até mesmo agendar chamadas e compartilhar o endereço com quem vai participar da reunião — sendo que até pessoas com Android e Windows podem participar via navegador.

O FaceTime com interface web até para Android.O FaceTime com interface web até para Android.Fonte:  Apple 

Você ainda poderá compartilhar a sua tela, para mostrar aos outros participantes o que você está ouvindo ou jogando, enviando conteúdos para outras telas e dispositivos enquanto mantém todos sincronizados.

Mensagens

O aplicativo de mensagens de texto também recebeu novidades: o compartilhamento de conteúdos multimídia ficou mais completo e você pode até salvar links enviados em conversas no aplicativo de Notícias, conferindo na hora que achar melhor.

Algumas novidades no app de Mensagens.Algumas novidades no app de Mensagens.Fonte:  Apple 

Já a sua coleção de fotos pode ser ampliada de forma automática com imagens enviadas por outras pessoas, caso elas tenham sido tiradas na mesma oportunidade. O app ainda vai separar memes e capturas de tela para não misturar todos os arquivos.

Foco e produtividade

A Apple também se mostrou preocupada em manter você produtivo no trabalho ou aproveitar melhor um dia com a família. Essas novidades começam com um novo menu de notificações. Elas agora têm imagens para separar cada aplicativo.

Além disso, você recebe ainda um resumo das notificações, com base em interesses pré-configurados pelo usuário e até silenciar todos os avisos com um modo "Não Perturbe".

O resumo com as principais notificações do dia.O resumo com as principais notificações do dia.Fonte:  Apple 

A partir do "Focus", você pode selecionar perfis de acordo com o momento do dia, como trabalho ou fim de semana, para organizar apps, widgets e notificações e mostrar apenas o que interessa naquele momento do dia — sem redes sociais e jogos para a hora de produção, por exemplo.

Mais recursos em fotos

A câmera do iOS 15 agora reconhece textos em fotos e converte essa imagem em letras e números. Isso vale para cartazes, quadro-negro e placas, por exemplo — algo muito parecido com o que o Google Lens faz no Android. O português está incluso entre os primeiros idiomas suportados pela novidade.

Usando IA, a câmera reconhece e transcreve conteúdos visuais em texto.Usando IA, a câmera reconhece e transcreve conteúdos visuais em texto.Fonte:  Apple 

Em conjunto com o Apple Music, o iOS 15 permitirá a ligação entre fotos e vídeos da sua biblioteca com músicas do serviço de streaming, para criar de forma automática uma cena com trilha sonora sugerida. Esse recurso é chamado de Memory Mixes.

Navegação e pagamentos

Pensando em "aposentar" a sua carteira, o iOS 15 traz formas mais rápidas de liberar acesso pelo aplicativo Wallet. A novidade é a versão digital do cartão de acesso para hotéis, empresas e até sua própria casa, usando tecnologias de aproximação. Além disso, o cartão de identidade agora é suportado na carteira virtual — um mecanismo válido por enquanto somente para os Estados Unidos.

O aplicativo de Clima agora tem animações mais realistas de fenômenos naturais, com mapas de alta resolução que mostram temperatura e qualidade do ar das regiões.

Novas animações de clima.Novas animações de clima.Fonte:  Apple 

Já o Apple Maps ganhou diversas melhorias, incluindo um globo terrestre interativo, mais detalhes para distritos e prédios comerciais e sinais de altitude.

Os Mapas ficaram mais detalhados no modo de navegação.Os Mapas ficaram mais detalhados no modo de navegação.Fonte:  Apple 

Até um modo noturno e novas informações de estrada foram idealizados para melhorar a navegação no trânsito, incluindo a diferenciação entre faixas de trânsito e ciclovias. Essa atualização, entretanto, não deve chegar para o Brasil ainda em 2021.