Criptografia chega ao Skype: aprenda a proteger as conversas do chat

2 min de leitura
Imagem de: Criptografia chega ao Skype: aprenda a proteger as conversas do chat

Você sabe o que é criptografia? Trata-se de uma funcionalidade responsável por fazer a segurança de dados e informações trocados de forma virtual. No início deste ano (12/1), a Microsoft anunciou uma parceria com a Signal para trabalhar em uma criptografia de ponta a ponta no Skype. Ou seja, a partir da iniciativa o aplicativo será capaz de proteger as mensagens dos usuários desde o envio até o recebimento. Inclusive, imagens, arquivos de áudio ou vídeos também estarão protegidos por meio do Private Conversations, que em português é conhecido como Conversas Privadas. O sistema implantado no app será o mesmo utilizado por WhatsApp, Facebook Messenger e Google Allo.

Apesar de o Skype ter em média 300 milhões de usuários ativos por mês, a novidade chegou de forma tardia à rede social, diferentemente do WhatsApp, que passou a testar a criptografia em conversas nos aparelhos Android em 2014 e nesse mesmo ano já implementou a funcionalidade aos demais usuários. “A Microsoft juntou-se a uma crescente lista de organizações a utilizar o protocolo de código aberto Open Signal na plataforma de mensagem. O Skype é uma das aplicações mais populares do mundo, e estamos animados para que as pessoas se comuniquem com segurança”, afirmou a Signal em um pronunciamento sobre a parceria.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Disponível para usuários do Skype Insiders no Windows, macOS, Linux, iOS e Android, a criptografia é possível apenas em conversas entre duas pessoas. Portanto, a segurança não é garantida em conversas em grupo. O recurso também funciona em um dispositivo por vez, o que significa que, ao começar uma conversa segura pelo celular, ela não terá segurança em outros aparelhos, como o computador.

Para sinalizar que a troca de mensagens está com a funcionalidade da criptografia, o Skype vai mostrar um ícone de cadeado próximo ao nome do contato. É importante ressaltar que nesse modo de conversa os usuários não podem editar as informações.

Confira o tutorial abaixo e diga o que achou da novidade nos comentários!

1 – Clique sobre o "+" para iniciar uma nova conversa e, ao abrir o menu, escolha "Nova Conversa Privada".

1

2 – Selecione o amigo com quem você quer criar uma conversa privada e aperte o nome dele. Nessa etapa é necessário que ele também tenha a versão do aplicativo compatível com o recurso.

2

3 – O convite para iniciar uma conversa privada será enviado e deve ser aceito pelo contato selecionado. Em seguida, você pode enviar mensagens normalmente. Caso queira enviar arquivos e fazer chamadas de voz com criptografia, basta acionar os botões indicados na imagem.

3

Quando estiver a fim de finalizar o bate-papo e tirar a privacidade, é só clicar sobre o nome do contato na tela de chat e apertar "Encerrar Conversa Privada", que aparecerá na janela de opções.

4

Você ainda não tem a versão do Skype Insider? Para instalar o aplicativo, é necessário acessar a página de Download. Encontre o caminho correto neste link.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.