Tutorial: aprenda a utilizar e domine a função Stories do Instagram

7 min de leitura
Imagem de: Tutorial: aprenda a utilizar e domine a função Stories do Instagram

O Instagram Stories nunca esteve tão em alta: a companhia responsável pelo app informou que mais de 200 milhões de usuários já utilizam o recurso – uma vantagem de 50 milhões sobre o rival Snapchat.

Mas você já sabe utilizar o modo história do Instagram? A ferramenta é bem parecida com o Snapchat, mas há alguns segredinhos que podem te deixar craque na plataforma. Veja só:

Quando e como usar as Stories?

Usar o Instagram em modo história no lugar de simplesmente postar uma foto no seu perfil é uma questão simplesmente de gosto. Porém, assim como no Snapchat, as chamadas Stories costumam ter fotos tiradas em situações cotidianas, que não necessariamente representam uma lembrança ou um ponto alto do seu dia.

Isso acontece porque as publicações nesse modo são apagadas 24 horas depois de publicadas. Portanto, não conte exclusivamente com essa função para compartilhar memórias, pois elas serão deletadas no dia seguinte.

Agora que você já sabe o melhor momento para publicar suas histórias, saber como utilizar a ferramenta se torna uma tarefa bem mais simples. Confira os passos:

1) Com o Instagram aberto, pressione o botão de câmera no canto superior esquerdo da tela e capture sua foto ou vídeo. Note que existe mais de um modo de captura disponível, mas falaremos dele mais tarde;

2) Na hora de visualizar a imagem, você já pode adicionar figurinhas à sua foto, além de desenhar ou escrever sobre ela. Para isso, utilize os atalhos do canto superior direito. É possível escolher entre vários cores e tamanhos de pincel para seus desenhos, bem como editar o tamanho e a cor de tudo que for escrito. Para redimensionar um texto ou figurinha, por exemplo, pince a tela – como para dar zoom – aumentando ou diminuindo os conteúdos;

3) Concluídas as edições, pressione o botão + para adicionar a foto às suas histórias ou salve-a antes em sua galeria. Você ainda pode definir para quem quer enviá-la pressionando o botão à direita da tela – neste caso, a imagem desaparecerá assim que o contato visualizá-la pela primeira vez.

Dicas quentes

Conforme você repetir este processo, mais fotos serão adicionadas às suas histórias e todas serão exibidas em ordem cronológica, da primeira até a última publicada por você. Assim que você publica uma história, um círculo vermelho com sua foto de perfil aparece no topo do feed dos seus seguidores, permitindo que eles visualizem suas publicações e até mesmo respondam-nas arrastando-as para cima.

Caso você se arrependa de publicar alguma história e deseje deletá-la, pressione o círculo com sua foto, localize a foto a ser apagada e pressione os três pontos no canto inferior da tela. A partir daí, basta decidir se você quer mesmo excluir a publicação ou salvá-la em sua em sua galeria.

Conheça mais alguns truques a seguir:

1) Adicionando fotos da galeria às suas histórias

Seja pelos mais diversos motivos, pode ser que você não queira tirar fotos com o app do Instagram – ou nem mesmo se lembre dele na hora de capturar algum momento. Justamente por isso, a função Stories permite que você utilize fotos tiradas até 24 horas antes das publicações.

Para adicionar uma foto da sua galeria a uma de suas histórias, abra a câmera de histórias do Instagram e deslize a tela (para baixo, em dispositivos iOS, ou para cima, no Android). Todas as funções de personalização estão disponíveis para as fotos da sua galeria, ao contrário do que acontece no Snapchat, por exemplo. É possível até que você tire as fotos com o Snap – usando os efeitos de sua preferência – para salvar e usar nas histórias do Instagram.

2) Modos Boomerang, Ao Vivo e Mãos Livres

Funcionando de maneira bem similar a um GIF, o modo Boomerang permite que você crie vídeos de até 2 segundos com repetição automática – sempre que finalizada, a filmagem é exiba em modo reverso para então ser mostrada novamente. Gravar um Boomerang não é nada difícil: abra a câmera de Stories do aplicativo e selecione a opção “Boomerang”. Pronto! Agora é só registrar o momento!

Assim como seu nome explica, o “Ao Vivo” permite que você faça transmissões de vídeo direto do seu smartphone. Abra a câmera de Stories do seu Instagram e selecione a opção “Ao Vivo” na parte inferior da tela, logo abaixo do ícone de obturador. A partir daí, seus seguidores receberão uma notificação sobre a sua transmissão e você terá destaque na lista de Stories do aplicativo, além de poder conferir quem está assistindo.

Alternativa aos vídeos tradicionais do modo Stories, a opção Mãos Livres permite que você inicie a captura de um vídeo pressionando o botão do obturador apenas uma vez – ao contrário do ‘segure para gravar’ do modo normal.

3) Divirta-se com suas imagens!

Assim como acontece no seu principal concorrente, o Stories do Instagram contém filtros e adesivos interativos para personalizar suas imagens. Para usá-los, selecione uma imagem de sua galeria ou capture uma história normalmente e, no visualizador, arraste a o dedo para os lados para navegar entre eles.

É preciso lembrar que a variedade de filtros aqui não é tão grande quanto a do Snapchat. Porém, a rede social constantemente adiciona filtros e adesivos baseados em parâmetros de localização, clima, feriados e sensores do smartphone do usuário.

Além disso, dá para tirar fotos com outros aplicativos e só então publicá-las nas suas histórias da plataforma.

4) Marque seus amigos

Sempre que você adicionar um texto a uma história, lembre-se que é possível marcar até 10 amigos em cada foto. Para isso, digite “@” seguida do nome de usuário em questão e um ícone correspondente ao perfil marcado aparecerá na imagem. No entanto, se o perfil marcado por você não é seguidor da sua conta, a mensagem será enviada para as solicitações deste mesmo usuário.

5) Como navegar entre as histórias?

Visualizar as histórias de quem você segue exige apenas mais atenção sobre quando e como pular cada imagem publicada: enquanto é possível pular cada uma das fotos apenas pressionando o lado direito da tela, pular todas as Stories de um mesmo usuário requer que você arraste o dedo para a esquerda da tela.

Tudo depende da conta que enviou o conteúdo – atualmente, apenas contas verificadas podem incluir links em suas histórias.

Outros gestos estão também estão disponíveis e podem variar conforme o tipo de história: arrastar uma história para cima, por exemplo, pode servir tanto para responder a publicação quanto para acessar um link inserido nela.

6) Aprenda a bloquear os flooders

Sabe as pessoas que, intencionalmente ou não, ‘inundam’ páginas com um enorme volume de conteúdo? O Instagram não está livre deles, nem mesmo no modo Stories. Caso você se incomode com uma delas, segure o círculo do perfil a ser ocultado e opte por Silenciar as histórias daquele usuário. Você deixará de ver as histórias dele, mas não de seguir seu perfil.

Para reverter esta ação, arraste a barra de histórias para a esquerda até visualizar o perfil silenciado, pressione-o novamente e restaure o som das postagens. Por fim, é importante lembrar que apenas perfis com histórias publicadas podem ser localizados nesta barra, ou seja, caso você deseje restaurar o som de um usuário, precisará esperar que ele publique uma história.

7) Quem viu suas histórias?

Assim como visualizar as publicações de quem você segue, saber quem viu suas postagens é um procedimento bastante fácil no aplicativo. Abra suas histórias e arraste o dedo para cima para exibir o número de visualizações de cada uma e ter acesso cronológico aos perfis dos visitantes.

Tome cuidado com a publicação de conteúdo sensível.

Na tela, é possível salvar ou deletar qualquer foto compartilhada. O Instagram não revela quem faz capturas de tela dos conteúdos públicos, apenas de quem captura as mensagens enviadas.

8) Bloqueie xeretas e salve suas histórias automaticamente

Um dos aspectos mais importantes dessa função está em como você as configura. Com a câmera do modo Stories aberta, pressione o ícone de engrenagem no canto superior esquerdo da tela e selecione os usuários para os quais suas histórias não devem aparecer.

Note que ainda nesta tela é possível definir que as fotos sejam salvas automaticamente sempre que você publicar uma história. Em outras palavras, todas as vezes em que você capturar e enviar algo com este recurso, uma cópia deste conteúdo – com todos os filtros, desenhos e textos inseridos – será salva na galeria de imagens do seu aparelho.

9) Salve suas histórias como fotos no seu perfil

Para quem não quiser correr o risco de perder seus momentos no dia seguinte, o Instagram ainda permite que você salve as histórias como fotos tradicionais no seu perfil, isto é, aquelas que não deixam de existir 24 horas depois. Para fazer isso, visualize a história a ser postada e toque nos três pontos do canto inferior direito da tela. Em seguida, selecione “Compartilhar como publicação”.

Comece já a publicar!

Agora que você já sabe como aproveitar ao máximo os novos recursos do seu Instagram! Lembre-se também que embora estas dicas sejam especificamente para o app do Instagram, boa parte delas pode funcionar no novo status do Whatsapp e no modo Stories do Facebook.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.