Apple alerta usuários de 92 países sobre ataque de spyware no iPhone; veja como se proteger

2 min de leitura
Imagem de: Apple alerta usuários de 92 países sobre ataque de spyware no iPhone; veja como se proteger
Imagem: GettyImages

A Apple emitiu ontem (10) uma notificação de urgência para avisar donos de iPhone sobre uma tentativa de invasão aos dispositivos. Pessoas que foram ou ainda são alvos do ataque foram avisadas individualmente pela empresa, que ainda não forneceu detalhes sobre o incidente.

De acordo com o jornal The Economic Times, um número ainda desconhecido de usuários de 92 países foram alertados. A Índia é uma das nações afetadas pela possível invasão, que é obra de um "spyware mercenário" que "está tentando comprometer o iPhone remotamente".

Que tipo de ataque é esse?

Segundo o comunicado, o malware é direcionado para alvos específicos, como pessoas ligadas a governos ou opositores de regimes. "O ataque possivelmente atinge você por causa de quem você é ou o que você faz. Embora nem sempre seja possível ter certeza absoluta na detecção desse tipo de ataque, a Apple confia fortemente nesse aviso — por favor, leve ele a sério", diz a notificação.

Esse tipo de mensagem é enviado pela Maçã quando alguma ferramenta de uso global para espionagem é detectada. O caso mais grave dos últimos anos envolveu o Pegasus, um software espião que permitia o acesso a arquivos, mensagens e dados pessoais.

Um número ainda não confirmado de iPhones foi alvo do novo spyware detectado pela Apple. (Imagem: Getty Images)Um número ainda não confirmado de iPhones foi alvo do novo spyware detectado pela Apple. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

Em 2021, a companhia emitiu alertas parecidos envolvendo o programa, que seguiu em funcionamento nos anos seguintes. Já em 2023, ela voltou a alertar usuários de vários países (incluindo novamente a Índia) sobre "ataques patrocinados por um governo", mas não detalhou o que aconteceu no período.

"Tais ataques são muito mais complexos do que atividades criminais cibernéticas comuns e malware direcionado a consumidores, já que as pessoas por trás dos ataques de spyware mercenário usam recursos excepcionais para atingir um número muito pequeno de indivíduos", diz a Maçã.

O TecMundo entrou em contato com a Apple para confirmar se o Brasil faz parte ou não da lista de países com possíveis usuários afetados, mas não obteve resposta por parte da companhia até o momento de publicado desta matéria.

Como posso me proteger de invasões assim?

A Apple tem uma página de suporte especial para ajudar usuários a se protegerem contra os "spywares mercenários". Lá, você encontra detalhes sobre esse tipo de alerta e também dicas para se manter seguro contra ataques dessa modalidade.

Se você recebeu uma notificação sobre ser um possível alvo, a sugestão é procurar uma assistência de segurança de emergência de resposta rápida para proteger dados. Além disso, inicie uma sessão no site do Apple ID para confirmar se a notificação é verídica. Evite colocar seus dados de acesso ou clicar em outros links que se dizem da empresa, pois essa pode ser outra etapa do golpe.

Mantenha o celular atualizado para reduzir as chances de invasão. (Imagem: Getty Images)Mantenha o celular atualizado para reduzir as chances de invasão. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

A companhia recomenda que você atualize o iPhone para a versão mais recente do iOS, proteja os aparelhos com um código PIN de segurança, adote a verificação em dois fatores para a conta e não repita a senha em outros serviços.

A recomendação é também não clicar em links ou anexos de remetentes desconhecidos, já que essa pode ser a forma de entrada dos malwares no aparelho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.