Ataques de dia zero: o que são e como eles funcionam?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Ataques de dia zero: o que são e como eles funcionam?

Você ouviu falar dos Ataques de Dia Zerotambém chamado de Ataque Zero Day? Embora possa parecer estranho, esta é uma expressão muito importante quando se trata da segurança digital. Basicamente, chama-se de "dia zero" quando as vulnerabilidades de um sistema são recém descobertas e os hackers podem se aproveitar deste momento para realizar ataques e invasões. 

Ou seja, quando um desenvolvedor de um software descobre uma falha no sistema que criou, ele tem "zero dias" para corrigir. Portanto, um ataque de dia zero ocorre quando os hackers se dão conta deste problema e o exploram antes que os devs consigam lidar com ele. 

É como se fosse uma espécie de "corrida": quando um erro acontece, os dois ladosos hackers e os desenvolvedoresestão em uma espécie de disputa. Os primeiros querem fazer um ataque explorando a vulnerabilidade do sistema; os devs precisam correr para corrigir a falha antes que haja a violação.

Por que os ataques de dia zero ocorrem? 

Getty Images/ReproduçãoIdentificar vulnerabilidades o quanto antes é essencial para a segurança. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

No momento em que criam um sistema, nem sempre os desenvolvedores conseguem identificar imediatamente as vulnerabilidades do software. Isso pode levar um certo tempo, quando o sistema está rodando entre os usuários. os hackers estão sempre de olho na tentativa de "quebrar" estes softwares. 

Isto costuma ocorrer porque o processo de identificação e correção dos erros nem sempre é rápido. Grandes empresas de softwares (como Apple e Microsoft, por exemplo) costumam fazer atualizações nos sistemas a cada mês. E, nesse meio tempo, pode ser que os dispositivos permaneçam vulneráveis e propensos a sofrerem violações. 

Para completar, nem todo mundo se lembra de atualizar os seus aplicativos e softwares para as últimas versões. Quando não fazem isso, estendem o prazo em que os aparelhos ficam mais propensos a ataques. Nesse sentido, é sempre desejável se precaver para não cair no Ataque Zero Day. 

Quem realiza os ataques de dia zero? 

Getty Images/ReproduçãoCibercriminosos estão sempre de olho em vulnerabilidades para tirar proveito. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Os hackers mais avançados estão sempre em busca de maneiras de invadir novos sistemas. Eles também costumam se comunicar entre si, avisando quando encontram uma brecha. , inclusive, uma negociação dessas vulnerabilidades na deep web! 

Vários tipos de agentes podem realizar essas invasões. Entre eles, estão: 

  • Os golpistas digitais que fazem ataques para roubar dinheiro;
  • Os hackativistas que atuam motivados por causas políticas e sociais;
  • Os hackers que praticam espionagem corporativa, coletando informações de empresas. 

Como identificar um ataque? 

Fonte: Getty Images/Reprodução

Os ataques de dia zero podem aparecer de diversas formas. Entre eles, estão os bugs, os problemas com segurança de senha e os algoritmos danificados ou invasões criptográficas. Por isso, nem sempre é fácil conseguir identificar quando um ataque está sendo executado. 

Por isso, é sempre melhor prevenir do que remediar. Confira a seguir as principais ações que você pode fazer para garantir a sua segurança digital: 

Atualize os seus softwares 

Mantenha sempre seus softwares e sistemas operacionais sempre em suas últimas versões. Com isso, você garante que receberá as atualizações de segurança enviados pelos fornecedores para resolver as fragilidades recém descobertas. 

Cuidado com os aplicativos que instala 

Seja cauteloso quanto aos aplicativos que baixa nos seus aparelhos. Quanto mais aplicativos (em especial, os mais obscuros), mais vulnerável a ataques você fica. 

Instale um firewall 

Um firewall (dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída) é fundamental para garantir a segurança digital contra as ameaças que surgem. 

Eduque a equipe 

Invista na educação digital: se você está em uma empresa, garanta que os funcionários também aprendam sobre como se proteger e ficar menos vulneráveis a invasões hacker. 

Invista em um bom antivírus 

Todos esses cuidados não excluem a atitude mais importante: ter instalado um antivírus de qualidade. A dica aqui é utilizar o antivírus da Kaspersky, empresa que é líder no setor de segurança digital, para ficar tranquilo que seus dispositivos irão bloquear todas as ameaças que surgirem. 

Com o Kaspersky Premium, você tem a garantia de que sua máquina estará com os melhores recursos de proteção, desempenho e privacidade. Saiba mais sobre ele clicando aqui. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.