O que são fraudes de identidade? 5 dicas para evitar o problema

3 min de leitura
Imagem de: O que são fraudes de identidade? 5 dicas para evitar o problema
Imagem: GettyImages

Com o avanço da tecnologia e a digitalização de grande parte das nossas atividades diárias, a questão da segurança da informação se torna cada vez mais relevante. No Brasil, o desafio tem se concentrado na ocorrência de fraudes de identidade.

Segundo dados de 2023 da Sumsub, plataforma internacional especializada em detecção de fraudes, somos o décimo país no ranking mundial de fraudes de identidade.

Já o Relatório Global de Identidade e Fraude 2022 da Serasa Experian revela que impressionantes 61% dos brasileiros já foram vítimas ou conhecem alguém que foi afetado por esse problema.

Tenha cuidado ao compartilhar dados particulares em redes sociais.Tenha cuidado ao compartilhar dados particulares em redes sociais.Fonte:  GettyImages 

Vale lembrar que a fraude de identidade ocorre quando informações pessoais, como nome, data de nascimento, RG ou número do CPF, são utilizadas sem autorização para cometer atos fraudulentos, tal qual:

  • abrir contas bancárias;
  • realizar compras online;
  • solicitar empréstimos.

A implementação de tecnologias avançadas ajuda na proteção dos consumidores e na prevenção de fraudes. Thiago Bertachinni, Senior Business Development da Nethone, destaca que esse é o caminho para que "as empresas não percam vendas e clientes por falta de confiança”.

Por outro lado, os avanços em Inteligência Artificial têm ampliado as possibilidades dos fraudadores, que agora utilizam técnicas mais sofisticadas para produzir dados e documentos sintéticos altamente realistas.

E como podemos nos manter protegidos? Adotando medidas rigorosas de segurança que podem evitar a fraude da sua identidade. Confira quais são elas!

1) Sempre utilize uma conexão privada

Uma das primeiras medidas a serem adotadas é sempre utilizar uma conexão privada e segura, preferencialmente através de redes domésticas ou corporativas ou dados de celular.

Redes Wi-Fi públicas, sem proteção por senha, representam um risco significativo, pois são frequentemente alvos de hackers que buscam interceptar dados confidenciais. Se não for possível evitá-las, use uma rede virtual privada (VPN).

Garanta a segurança da sua conexão ao navegar na internet.Garanta a segurança da sua conexão ao navegar na internet.Fonte:  GettyImages 

As VPNs criptografam toda a sua comunicação online, protegendo seus dados contra ataques de cibercriminosos e garantindo uma camada adicional de segurança e privacidade.

2) Mantenha seus dispositivos atualizados e protegidos

Faça uso de uma solução de segurança confiável e multicamadas em seus dispositivos, como laptops, smartphones e tablets. Manter o antivírus ativado é uma defesa robusta contra softwares maliciosos e ataques de hackers em constante evolução.

Além disso, é essencial manter todos os seus sistemas operacionais e aplicativos regularmente atualizados para corrigir vulnerabilidades conhecidas e ter proteção adicional contra novas ameaças.

Outra prática importante é garantir que todos os dados sensíveis armazenados em seus dispositivos sejam devidamente excluídos antes de vender ou se desfazer deles. Isso pode incluir informações como contas de usuário, senhas, dados bancários e informações de identificação pessoal.

3) Crie senhas fortes e únicas

Sempre escolha senhas longas, difíceis de adivinhar e diferentes para cada conta. Uma boa prática é usar frases senha, que são mais fáceis de lembrar e geralmente mais seguras do que senhas simples.

Considere também o uso de um gerenciador de senhas para armazená-las de forma segura. Essas ferramentas criptografam suas informações e garantem que apenas você tenha acesso a elas.

Monitore os últimos acessos das suas contas para identificar atividade suspeita.Monitore os últimos acessos das suas contas para identificar atividade suspeita.Fonte:  GettyImages 

Outra medida importante é implementar o duplo fator de autenticação sempre que possível. Essa funcionalidade exige uma segunda forma de verificação além da senha, como um código enviado para o seu celular, tornando suas contas ainda mais seguras contra acessos não autorizados.

4) Tenha atenção ao conteúdo que você compartilha

Sem perceber, compartilhamos informações sensíveis em posts, fotos ou vídeos que podem ser facilmente explorados por criminosos para cometer fraudes em nosso nome.

Essas informações podem incluir dados de identidade, pedidos de compra, passagens aéreas ou qualquer documento similar. Portanto, é fundamental evitar a divulgação de detalhes sobre rotina e vida pessoal nas redes sociais.

Tenha cautela também ao descartar materiais físicos que contenham dados pessoais. Triture documentos como faturas, extratos bancários e cartões de crédito para evitar que caiam nas mãos erradas e sejam utilizados de forma fraudulenta.

5) Aprenda a identificar uma central de atendimento falsa

Uma central de atendimento falsa é uma tática comum entre golpistas, que se passam por atendentes de grandes empresas, como bancos, para enganar as vítimas e roubar seus dados e dinheiro.

Esses golpistas utilizam técnicas de engenharia social para convencer as pessoas de que o contato é legítimo e induzi-las a compartilhar informações confidenciais por telefone, e-mail ou até mesmo pelo WhatsApp.

Por isso, é fundamental adotar uma postura de desconfiança. Recebeu uma ligação do banco? Desligue! Assim, entre em contato com o atendimento disponível no site oficial da instituição em que você possui conta.

Ao adotar essas precauções, você estará melhor preparado para evitar os golpes de fraude de identidade. Gostou do conteúdo? Veja também como a exposição nas redes sociais pode prejudicar as crianças. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.