Senha de Wi-Fi: como saber se tem alguém roubando minha internet?

3 min de leitura
Imagem de: Senha de Wi-Fi: como saber se tem alguém roubando minha internet?
Imagem: GettyImages

Se a internet da sua casa estiver mais lenta que o normal, ou se a sua franquia de celular está esgotando mais rápido que o esperado, pode ser que algo bem desagradável esteja acontecendo: alguém esteja roubando o seu Wi-Fi.

Além de ser uma atitude anti-ética e mesmo criminosa, saiba que esta é uma situação que pode apresentar riscos para você. Como o seu IP é público, quando alguém rouba a sua internet, ele pode ser usado para práticas ilícitas que ficarão registradas sob o seu nome.

Para conferir se isso está acontecendo com você, confira as dicas que preparamos.

Como saber se alguém está roubando seu Wi-Fi?

Para tirar a dúvida, é importante saber quais são as pistas que indicam que sua internet está sendo surrupiada por alguém. A seguir, entenda quais são os indicativos de que isso está acontecendo.

1. Internet lenta

Dependendo do seu provedor, é esperado que, eventualmente, sua internet fique mais lenta. Pode ocorrer, por exemplo, por conta de instabilidades no sinal ou no tempo. Mas se você já seguiu os protocolos básicos (reiniciou o roteador, arrumou as antenas, etc.) e a situação permanece, pode ser um sinal do roubo.

Para verificar, desligue todos os aparelhos que estão ligados no Wi-Fi e acesse o aplicativo do roteador com seu smartphone. Se aparecer que há algum consumo de banda de internet naquele momento, é provável que alguém esteja roubando sua internet.

2. Presença de dispositivos que você não conhece

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Entre nas configurações do seu roteador e olhe todos os dispositivos que estão conectados na sua rede. Caso haja algum que você não reconhece, é bem provável que aquele seja o aparelho do ladrão.

Alguns roteadores não conseguem identificar qual é o modelo do dispositivo intruso, dificultando que você entenda se há algum aparelho estranho conectado. Para driblar esse problema, o ideal é baixar programas específicos que ajudam a identificar os aparelhos ligados na sua rede.

3. Avisos de spam

Outro sinal de que a sua internet pode estar sendo surrupiada é você começar a receber muitos alertas de spam. Ocorre que esses alertas são mecanismos de defesa de alguns sites para tentar evitar ataques, filtrando os bots.

Se isso começar a acontecer com muita frequência, pode ser que sua rede esteja sendo usada por outras pessoas que estão utilizando o seu IP.

4. Anúncios estranhos

Hoje em dia, os anúncios que aparecem para nós quando navegamos na internet são extremamente direcionados: eles se baseiam no nosso perfil de usuário e nas coisas que visualizamos e clicamos.

Por isso, um possível sinal de que seu IP está sendo usado por outras pessoas é começar a receber muitos anúncios que fogem do seu perfil. Digamos, por exemplo, que você é um homem e comece a receber muitos anúncios ligados a gestantes e produtos para bebês: existe a forte possibilidade de que alguém que procura este tipo de conteúdo esteja usando a sua internet.

5. Sinal das luzes do roteador

Siga esse protocolo: desligue todos os aparelhos do seu Wi-Fi, espere uns minutos e veja o comportamento do seu roteador. Se por acaso as luzes ficarem piscando freneticamente, é um sinal de que pode haver um invasor.

Como evitar que seu Wi-Fi seja roubado?

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Se você quer evitar passar por esse tipo de situação, o mais indicado é adotar atitudes de prevenção. A seguir, confira as melhores formas de driblar este incômodo.

1. Use senhas fortes

Para evitar que outras pessoas acessem seu Wi-Fi, a estratégia mais básica é sempre usar senhas fortes, que misturem letras, números e caracteres especiais. Você pode usar também gerenciadores de senha que administrarão o sistema para você, aumentando ainda mais a proteção.

2. Desative o WPS

O recurso WPS (Wi-Fi Protected Setup) faz com que você não precise de senha para conectar seus dispositivos. Só que o WPS se conecta por um código PIN de oito números que pode ser descoberto facilmente a partir de alguns programas. Por isso, a forma mais segura de usar seu roteador é desativando essa opção.

3. Faça bloqueio de dispositivos intrusos

Caso você queira realmente potencializar sua segurança, você pode programar seu roteador para que apenas os dispositivos autorizados possam se conectar à rede.

Assim, cada vez que um aparelho externo tentar se conectar, a conexão será negada. Apenas quando você desativar o bloqueio que um novo gadget conseguirá acessar seu Wi-Fi.

4. Sempre atualize o roteador

Lembre-se sempre de instalar as últimas atualizações do seu roteador. Isso porque os fabricantes estão sempre atentos a falhas de segurança e oferecendo novos firmwares que ajudam a evitar problemas constatados pelas empresas.

Se o seu aparelho for muito antigo e não tiver mais atualizações, considere comprar um modelo mais recente para assegurar que a sua proteção esteja sempre em dia.

Curtiu esse conteúdo? Fique sempre ligado aqui no TecMundo para conferir as melhores dicas do mundo da tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.