Como funciona um gerenciador de senhas?

4 min de leitura
Imagem de: Como funciona um gerenciador de senhas?
Imagem: GettyImages

Em nosso cotidiano, usamos diversos serviços que precisam de senha. E-mail, rede social, aplicações usadas no trabalho... São tantas as opções que, depois de um tempo, fica difícil decorar todas as combinações, por isso a importância de recorrer a um gerenciador de senhas.

Porém, o que é exatamente um gerenciador de senhas e como ele funciona? É sobre isso que falaremos a seguir, além de oferecer algumas opções de serviço para você usar.

Sistemas do gerenciador de senhas estão entre os mais seguros da atualidade.Sistemas do gerenciador de senhas estão entre os mais seguros da atualidade.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

O que é um gerenciador de senhas?

Em linhas gerais, um gerenciador de senhas é um aplicativo que serve para armazenar todas as suas informações de login e garantir um acesso mais seguro aos serviços que utiliza. Todas elas ficam armazenadas em um cofre que é criptografado e protegido por uma senha mestra.

A senha mestra, inclusive, é a única combinação que você precisa memorizar e utilizar assim que finalizar o processo de cadastro. Dessa forma, basta fazer o login no seu serviço do gênero favorito e deixar que o próprio sistema se encarregue de preencher seus dados nos demais sites.

Com isso, você pode dizer adeus às repetições de senhas, especialmente se apelar para um gerador de senhas. Confira as melhores opções do mercado a seguir:

A importância de uma senha forte

Antes de falarmos qual gerenciador de senhas você pode usar, é importante destacar os perigos de usar senhas fracas em seus acessos, especialmente aqueles que lidam com dados mais sensíveis.

Muitas pessoas ainda recorrem a combinações fracas ao criar uma combinação de acesso. Uma pesquisa divulgada pela NordPass indicou que as senhas mais usadas no mundo são descobertas com facilidade. Muito disso se deve ao fato de que elas incluem sequências numéricas de fácil dedução, como "123456", datas de nascimento e até mesmo sequências de letras do teclado, como "asdfghjk".

Por conta disso, é importante seguir as indicações dadas em praticamente todos os sites e serviços. Ou, se preferir, os sistemas de geração de senhas já são criados para seguir todas essas diretrizes, bastando solicitar uma combinação e depois registrá-la em um gerenciador de senhas.

Usar combinações de senhas fáceis de serem descobertas é a pior maneira de garantir um acesso, seja em site ou algum serviço.Usar combinações de senhas fáceis de serem descobertas é a pior maneira de garantir um acesso, seja em site ou algum serviço.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Qual gerenciador de senhas escolher?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o que é um gerenciador de senhas, indicamos a seguir algumas opções disponíveis no mercado. Confira!

1. Keeper

O Keeper é uma das opções mais populares quando se fala em gerenciador de senhas. Ele se coloca no topo da lista dos programas mais seguros do gênero, e isso acontece graças ao uso da autenticação multifator, como o Face ID e o Touch ID.

Por todo pacote de segurança, é preciso pagar uma mensalidade. Porém, ele apresenta uma versão teste de 30 dias que dá acesso a todos os recursos.

2. Keepass

O Keepass é a única opção de gerenciador de senhas apresentado nessa lista que conta com uma versão totalmente gratuita.O Keepass é a única opção de gerenciador de senhas apresentado nessa lista que conta com uma versão totalmente gratuita.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

O Keepass também é outra opção bastante recomendada por diversas pessoas, e um dos principais pontos para isso fica evidente já nos primeiros instantes: estamos falando de um gerenciador de senhas totalmente gratuito.

Ele também apresenta código aberto certificado pela OSI. Dessa forma, caso algum usuário encontre algo errado ou queira modificar o código, é possível fazer isso e depois verificar se todos os recursos de segurança estão corretos.

3. 1password

Outra opção que trazemos em nossa lista é o 1password. Ele conta com vários recursos adicionais, entre eles cofres personalizáveis que você pode dividir por tema, como senhas de banco, trabalho e por aí vai.

Outro ponto importante deste gerenciador de senhas, que é pago e conta com uma versão para teste de 14 dias, é a presença de um modo viagem. Com ele, dá para ocultar senhas importantes quando está viajando para fora do país, mantendo acessíveis apenas as credenciais que você permitir.

4. Dashlane

O Dashlane é um gerenciador de senhas pago, mas oferece uma avaliação gratuita de 30 dias. Ele vem com todos os recursos básicos presentes na maioria dos programas do gênero, mas com um diferencial: o fornecimento de uma VPN.

Com ela, você pode realizar acessos simulando pontos mais distantes. Em uma viagem para o exterior, por exemplo, daria para visitar qualquer página ou serviço do Brasil que por algum motivo possua bloqueio regional.

5. LastPass

Por fim, deixaremos o LastPass como outra opção de gerenciador de senhas que você pode usar para guardar todas as suas combinações de acesso. Ele também precisa de um pagamento de mensalidade, mas oferece um acesso gratuito de 30 dias.

Ele permite o uso de indentificação multifator, além de selecionar pessoas nas quais confia para receber acesso ao cofre de segurança em casos de emergência. Outro ponto importante é que você pode restringir o acesso a ele em determinados países, o que pode ser útil caso faça uma viagem para o exterior.

Gerenciador de senhas é uma das maneiras mais fáceis de guardar todas as suas senhas, sem a necessidade de memorizar diversas combinações.Gerenciador de senhas é uma das maneiras mais fáceis de guardar todas as suas senhas, sem a necessidade de memorizar diversas combinações.Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Usar um gerenciador de senhas é seguro?

A resposta direta para essa pergunta: sim. Os gerenciadores de senhas, no geral, possuem um bom histórico de proteção aos dados. Claro, já aconteceu de alguns deles serem hackeados, mas essas ocorrências são bem raras.

Em 2015, por exemplo, houve um ataque aos dados do LastPass. Entretanto, os criminosos não conseguiram ir muito longe e tiveram acesso apenas aos e-mails dos usuários. Nenhuma senha foi comprometida nesse processo por conta do sistema de criptografia.

Outro ponto é que muitos deles possuem o sistema de autenticação em dois fatores, o que também uma proteção extra caso alguém consiga descobrir a sua senha mestra.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo e em nossas redes sociais. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.