Mito ou verdade: é mais seguro usar cartão virtual em compras online?

3 min de leitura
Imagem de: Mito ou verdade: é mais seguro usar cartão virtual em compras online?

Com os consumidores apostando cada vez mais nas compras online, a modalidade tem sido alvo constante de golpes e fraudes, exigindo um cuidado ainda maior para não se tornar a próxima vítima. Neste sentido, pode surgir uma dúvida bastante comum: é melhor usar o cartão virtual para comprar na internet?

De modo geral, a resposta é sim, a versão digital do cartão de crédito (ou débito) oferece uma maior segurança para as compras online. Mas mesmo optando pela tecnologia, o usuário precisa ter atenção para evitar o roubo de dados.

O cartão virtual é um espelho do físico, gerenciado pelo celular.O cartão virtual é um espelho do físico, gerenciado pelo celular.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Os cuidados devem ser ainda maiores na Black Friday e em outras épocas com grandes volumes de vendas, como Natal e Dia das Mães. O TecMundo explica, a seguir, as diferenças entre esses dois tipos de cartões.

Quais são as diferenças entre cartão físico e virtual?

Começando pela versão convencional, o cartão físico é o modelo de plástico emitido por bancos e instituições financeiras. Com ele, você realiza compras e pagamentos na maquininha, utilizando senha ou aproximação para confirmar a transação, e também pode fazer compras online.

O modelo possibilita realizar saques e outras operações em caixas eletrônicos, oferecendo uma boa praticidade. Porém, a versão física pode ser clonada em equipamentos adulterados e há a chance de problemas em caso de perda ou roubo do cartão.

O cartão físico é mais usado nas compras presenciais.O cartão físico é mais usado nas compras presenciais.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

o cartão virtual é a versão digital do modelo físico, com algumas mudanças. Emitido pela mesma instituição contratada, ele possui sequência numérica, data de validade e código de verificação diferentes e é gerenciado pelo app bancário.

Trazendo versões em crédito e débito, o cartão digital é normalmente utilizado para compras online, mas nada impede o uso em lojas físicas. Neste caso, ele precisa ser adicionado a uma carteira digital, como Google Pay, Samsung Pay ou Apple Pay, e o estabelecimento deve aceitar a modalidade de pagamento.

É mais seguro usar cartão virtual em compras online

A maior segurança nas compras via internet, proporcionada pelo cartão virtual, se deve a vários fatores. Um deles é a possibilidade de apagar os dados logo após o uso, evitando que as informações caiam nas mãos de golpistas.

Em alguns bancos, a versão virtual só pode ser usada uma vez, com os dados se tornando inválidos automaticamente após a operação. Naqueles que não oferecem esta opção, há a possibilidade de bloquear o cartão virtual depois de usá-lo, voltando a liberá-lo somente na próxima vez que for comprar.

Dessa forma, é possível reduzir as chances de clonagem do cartão físico, cujos dados não serão mais inseridos nas compras online. E caso o modelo virtual seja fraudado ou ocorra algum problema ao cadastrar suas informações, basta apagá-lo imediatamente e criar um novo cartão.

Cartões virtuais também podem ser usados em lojas físicas.Cartões virtuais também podem ser usados em lojas físicas.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O modelo também se destaca pela facilidade de geração, criando um espelho do cartão físico no app do banco, sem qualquer taxa adicional. Ele pode ser gerado quantas vezes forem necessárias e o uso é liberado mesmo se o cartão físico apresentar problema ou não tiver chegado à residência do cliente.

Pagamentos em apps de delivery e de transporte, serviços de streaming de música, filmes e seriados e compras em lojas online são algumas das possibilidades de uso do cartão virtual. Para compras em lojas físicas, a versão deve ser adicionada a uma carteira digital, como dito anteriormente, aproximando o celular ou smartwatch com NFC da maquininha.

As compras com cartão virtual são cobradas na mesma fatura do cartão físico, que separa os gastos por modalidade, ficando mais fácil acompanhar o que foi comprado com cada um. O limite de ambos é o mesmo.

Dicas para comprar online com segurança na Black Friday

Para evitar fraudes durante a Black Friday, siga estas dicas:

  • Prefira o cartão virtual, em vez do físico;
  • Não compartilhe dados bancários nem documentos com desconhecidos;
  • Evite digitar as informações do cartão em apps indicados por terceiros;
  • Cuidado com e-mails e links suspeitos;
  • Não compre produtos a partir de links enviados por mensagem;
  • Sempre confira a legitimidade da loja online antes de digitar qualquer dado e fazer compras;
  • Mantenha o seu dispositivo atualizado e protegido contra malwares.

Por fim, não deixe de conferir as principais ofertas do evento no hub da Black Friday do TecMundo, para encontrar cupons, dicas e muito mais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.