20% dos brasileiros já sofreram golpes online com cartão de crédito

1 min de leitura
Imagem de: 20% dos brasileiros já sofreram golpes online com cartão de crédito
Imagem: rupixen.com

A segurança online não tem sido um hábito de costume dos brasileiros. Pelo menos, é o que mostra a pesquisa “Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas”, da Kaspersky. O estudo observou que quase 20% das pessoas no Brasil já tiveram problemas com o uso de cartão de crédito na internet, sendo utilizados por terceiros sem autorização.

Pode parecer pouco, mas o número assusta ao levar em conta quantos usam o crédito como meio de pagamento para compras online, o mais comum no Brasil, onde 70% da população tem três ou mais cartões, segundo o Serasa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A falta de atenção é tanta que a Kaspersky apontou ainda que os brasileiros são, entre as pessoas da América Latina, os que menos veem riscos ao cadastrar os dados do cartão crédito em sites ou aplicativos.

Cerca de 70% dos brasileiros têm 3 ou mais cartões de crédito.Cerca de 70% dos brasileiros têm 3 ou mais cartões de crédito.Fonte:  Pixabay 

Essa é justamente a forma mais comum de sofrer golpes: digitando as informações em qualquer site. O segundo método usado pelos criminosos é o ataque direto a empresas com muitos clientes. Junto com os argentinos, os brasileiros deixam os dados de pagamento salvos nos serviços online.

“Esta é uma cultura que temos que mudar, as pessoas precisam tomar medidas mínimas para se protegerem. Em caso de ciberataque, o cliente final não tem responsabilidade, mas ele pode ter prejuízos e tem a oportunidade de evitá-los”, disse Fabio Assolini, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.

A prevenção passa pela ativação de alertas de compras via SMS e e-mail, o uso de senhas únicas e utilização de um gerenciador de senhas e evitar deixar as informações de pagamento salvas ou usar cartões virtuais. Também é preciso ter olho vivo quanto a promoções por e-mail, SMS ou apps de mensagens.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.