Carteira Google: conheça todos os recursos e como usar

3 min de leitura
Imagem de: Carteira Google: conheça todos os recursos e como usar
Imagem: Shutterstock

As transações financeiras passaram por inúmeras mudanças nos últimos anos. Além do Pix, que garante transferências instantâneas entre contas cadastradas em diferentes instituições bancárias, há as carteiras digitais, que se popularizaram bastante devido às melhorias tecnológicas dos smartphones.

Com elas, é possível cadastrar cartões de crédito ou débito e realizar pagamentos presencialmente em estabelecimentos comerciais após o desbloqueio da tela do celular (aproximando-se o dispositivo da maquininha), assim como utilizá-los em determinados aplicativos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Graças à agilidade proporcionada pelo método, os usuários têm mais praticidade nesses momentos, pois esse formato de pagamento não requer que os cartões físicos estejam em mãos.

(Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Recentemente, o Google lançou a própria carteira digital, substituindo a Google Pay. Em linhas gerais, trata-se de uma atualização mais elaborada da ferramenta, oferecendo inúmeros recursos diferenciados e apresentando melhorias para os usuários do sistema operacional Android.

Quer saber mais do assunto? Confira todas as informações logo abaixo!

Como funciona a Carteira do Google?

É preciso ter um dispositivo com sistema operacional Android a partir da versão 5.0. Nele ele, basta fazer o download do software por meio do Google Play ou atualizar o app do Google Pay nas configurações do aparelho.

Uma vez que o aplicativo já esteja disponível no smartphone, siga as instruções básicas de configuração imediata e adicione os cartões com o preenchimento manual dos dados ou fotografando-os.

Você também pode armazenar informações de ingressos para shows, cartões de embarque de viagens aéreas, comprovantes de vacinação contra a covid-19 e cartões ou cupons de fidelidade.

(Google Play Store/Reprodução)(Fonte: Google Play Store/Reprodução)Fonte:  Google Play Store 

Vale destacar que o Google Wallet só funciona se o dispositivo já tiver algum sistema de proteção (por meio do reconhecimento facial ou de biometria) para garantir a segurança dos dados.

O aparelho também precisa ter suporte para Near Field Communication (NFC). É somente com isso que as compras por aproximação podem acontecer sem grandes problemas. No mais, configure a Carteira do Google para que ela se torne o aplicativo padrão para pagamentos no smartphone.

Como inserir os dados bancários?

Conforme citado, você pode inserir os dados bancários de duas maneiras. A primeira delas é por meio do preenchimento manual das informações. Para isso, acesse a Carteira do Google e toque em “Inserir novo Cartão”. Uma nova tela será aberta com campos para preenchimento de dados específicos.

Forneça o número do cartão, bem como o nome do titular, a data de vencimento e o código de segurança. Dê um apelido ao cartão caso seja conveniente e finalize o cadastro. Se desejar inserir um novo cartão, basta repetir o processo.

Todos os cartões cadastrados ficam enfileirados na carteira; para selecionar algum específico, é só arrastar pela tela e definir a escolha com um toque.

É possível, ainda, tirar uma fotografia em tempo real dos cartões na área dos dados expostos para que o preenchimento das informações ocorra de forma automática. Lembre-se de tirar a foto apenas quando a Carteira do Google solicitar — e não armazene esse arquivo no aparelho para garantir uma melhor segurança dos dados.

Quais são os bancos parceiros do Google no Brasil?

De acordo com a companhia, a Carteira do Google no Brasil tem parceria com 17 instituições, incluindo bancos, emissores de cartões e bandeiras. São elas:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • BTG;
  • Caixa Econômica Federal;
  • C6 Bank;
  • Digio;
  • ELO;
  • Itaú;
  • Inter;
  • Neon;
  • Next;
  • Nubank;
  • XP;
  • Mastercard;
  • Visa.

Outra novidade é que a versão brasileira da Carteira do Google conta, por meio do DATASUS, com uma integração com o Ministério da Saúde para armazenar comprovantes de vacinação, assim como com uma parceria com a empresa responsável pela emissão dos ingressos do Rock in Rio 2022, a Ingresso.com.

Cuidados com a segurança

(Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte:  Shutterstock 

Segundo o Google, a empresa mantém um compromisso com os consumidores dos recursos e das ferramentas da marca em relação à proteção de dados individuais. Ao buscar mais informações sobre a Google Wallet, é possível conferir todas as instruções e as normas de segurança da plataforma para saber o que esperar da companhia nesse sentido.

Entre as práticas adotadas estão a possibilidade de os usuários solicitarem a exclusão de informações que estiverem salvas pelos desenvolvedores e, ainda, a existência de dados criptografados em trânsito, ou seja, que só são transferidos em uma conexão segura com a internet, diminuindo o risco de interferências.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber tudo das últimas novidades da área tecnológica!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.