Como gerar um cartão virtual apenas para compras na Black Friday?

3 min de leitura
Imagem de: Como gerar um cartão virtual apenas para compras na Black Friday?
Imagem: Shutterstock

O cartão virtual vem se tornando uma boa alternativa para realizar compras online. Com ele, é possível ter um cartão de crédito com todas as funcionalidades “normais” – mesmo ele não sendo físico, como os de plástico que vivem em sua carteira.

A opção está presente em praticamente todos os bancos e com diversas opções de uso, como a de um prazo estipulado ou valor limitado. E com a chegada da Black Friday, a vantagem de se ter um cartão dessa modalidade é a praticidade e, claro, a segurança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Hoje o TecMundo ensina como criar um cartão virtual na sua instituição financeira para utilizá-lo na Black Friday, além de apresentar as suas vantagens e desvantagens. Confira!

Com o cartão virtual você não precisa mais ter que esperar o envio de um modelo físicoCom o cartão virtual você não precisa mais ter que esperar o envio de um modelo físico.Fonte:  Shutterstock 

Como funciona o cartão virtual?

Como o próprio nome sugere, ele funciona de uma forma totalmente virtual. Ele tem os mesmos dados do cartão de crédito normal, como Código, Nome, Data de Validade, e Código de Segurança, porém, não há como ter acesso fisicamente a ele, apenas uma imagem com os dados para utilizá-lo em compras online.

Também é importante ressaltar que para ter um cartão virtual, você precisa ter um modelo físico na instituição financeira. Isso porque ele funciona como uma espécie de “cartão reserva”, compartilhando da mesma fatura e das mesmas funções.

Com um modelo virtual você não precisa estar sempre com o cartão físico em mãosCom um modelo virtual você não precisa estar sempre com o cartão físico em mãos.Fonte:  Shutterstock 

Outra grande diferença é que muitas instituições financeiras possibilitam a criação de cartões virtuais com limitações. É possível criar um modelo com um valor fixo para ser utilizado, sendo excluído quando o saldo se esgotar, ou até mesmo escolher o prazo que ele ficará ativo e quantas transações no máximo será possível realizar com ele.

Essa ação pode variar conforme as normas de cada banco, pois alguns permitem a criação destes modelos e outros não.

Quais são as vantagens e desvantagens de um cartão virtual?

A principal vantagem do cartão virtual é a praticidade para criá-lo. Em segundos é possível gerar o seu modelo e começar a utilizá-lo em lojas e serviços online. E assim como o modelo tradicional, você consegue guardar as informações de pagamento com ele se não desejarficar enviando todos os dados a cada nova compra.

É possível armazenar as informações de pagamento como no modelo tradicionalÉ possível armazenar as informações de pagamento como no modelo tradicional.Fonte:  Shutterstock 

Em termos de segurança, ele também oferece uma série de vantagens. Caso você seja vítima de alguma clonagem desse cartão, é possível fazer o bloqueio e cancelamento através do aplicativo do seu banco para que não sejam realizadas novas transações.

Outra vantagem é que, se o seu cartão físico principal for clonado ou furtado, e você fizer o bloqueio e cancelamento, é possível continuar usando o virtual até que outro modelo seja enviado para a sua casa. Entretanto, esse modelo de cartão só pode ser utilizado em compras online. E é importante ter cuidado com a forma como você guarda as informações dele.

Evite tirar prints e compartilhar imagens com seus dados do cartão virtualEvite tirar prints e compartilhar imagens com seus dados do cartão virtual.Fonte:  Shutterstock 

Por exemplo, não é recomendado que você tenha prints e salve-o como uma imagem. Toda vez que precisar utilizá-lo, acesse o aplicativo do seu banco, com todas as etapas de segurança ativadas, e visualize por lá. Afinal, fazer compras onlines é ótimo, mas também se torna uma facilidade para cibercriminosos.

Como criar um cartão virtual

O passo a passo para criar um cartão virtual é basicamente o mesmo para cada banco, mudando apenas a localização de algumas funções no layout de cada app. Em nosso exemplo, mostraremos como você pode gerar um modelo no aplicativo do Nubank. Confira:

1. Acesse o aplicativo do Nubank em seu celular.

2. No app, acesse a opção “Meus cartões”.

Na opção Na opção “Meus cartões” você pode criar um modelo.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

3. Na próxima tela, aperte na opção “Criar cartão virtual”.

Mesmo que você já tenha um, é possível criar novos modelos virtuaisMesmo que você já tenha um, é possível criar outros cartões virtuais.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

4. Em seguida, dê um nome para a categoria deste cartão. Depois, aperte na opção “Criar cartão virtual”.

É possível ter um modelo virtual para um tipo de pagamento onlineÉ possível ter um modelo virtual para um tipo de pagamento online.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

5. Crie uma senha para o novo cartão.

6. Pronto, agora ele já está criado e disponível na parte principal na qual ficam seus cartões físicos e virtuais.

Criar uma categoria ajuda a identificar os cartõesCriar uma categoria ajuda a identificar os cartões.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

Agora que você já aprendeu a criar o seu cartão, não deixe de conferir a cobertura da Black Friday especial do TecMundo, na qual você encontrará os melhores produtos com os melhores preços durante todo o período de promoções.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.