Existe algum risco em ler QR Codes por aí?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Existe algum risco em ler QR Codes por aí?
Imagem: gettyimages

Você está no restaurante, pronto para fazer seu pedido, e o garçom entrega o cardápio – não um cardápio físico, mas um QR Code para você escanear com seu smartphone. Uma cena familiar, não é? QR Codes invadiram nossas vidas e são bastante usados para acessar informações, obter descontos, fazer pagamentos e mais.

Mas você sabia que, além da praticidade (ou dos problemas de carregamento), os QR Codes também podem esconder perigos?

Confira abaixo para conhecer os principais riscos de escanear QR Codes, bem como se proteger, evitando golpes e links maliciosos. Confira!

kaspersky qr code riscosQR Codes podem ser porta de entrada para cibercriminosos. (Fonte: GettyImages)

QR Codes nem sempre são seguros

Seja em propagandas na TV, nos cardápios digitais ou mesmo nas transações via Pix, o famoso QR Code se tornou onipresente. No entanto, à medida que sua popularidade cresceu, também aumentaram os riscos de ataques cibernéticos relacionados a esse recurso.

Alguns exemplos de perigos que podem estar escondidos no QR Code são:

Links maliciosos

Como os QR Codes podem ser programados para redirecionar você para sites, criminosos usam esse recurso para espalhar sites não seguros, que podem conter vírus, malwares ou até mesmo tentativas de golpe – o famoso phishing.

Ao acessar essas páginas, o dispositivo fica vulnerável e, por consequência, sua segurança e privacidade também.

Vazamento de dados

Alguns QR Codes podem esconder scripts que, quando escaneados, permitem que hackers coletem informações pessoais do seu dispositivoIsso pode incluir dados sensíveis, como números de telefone, endereços de e-mail e informações bancárias.

Falsos sites de login e pagamento

Alguns QR Codes podem direcioná-lo para dados de pagamento divergentes do que você realmente quer pagar, além de páginas de login falsas que imitam sites conhecidos, como redes sociais, bancos ou serviços de e-mail.

Quando você insere suas credenciais nesses sites, elas são capturadas por cibercriminosos, comprometendo suas contas e informações pessoais.

Downloads suspeitos 

Escanear um QR Code pode resultar no download de aplicativos ou arquivos que podem ser maliciosos, contendo malware. Esses downloads podem causar danos graves ao seu dispositivo, bem como abrir brechas para invasões, comprometendo sua privacidade.

Sempre revise as permissões e a origem desses aplicativos antes de instalá-los e considere a utilização de um antivírus confiável, como o Kaspersky Mobile Antivirus, que protege seu smartphone contra ameaças desconhecidas, bloqueando arquivos maliciosos.

Comandos ocultos

Os QR Codes não se limitam apenas a links para sites, eles também podem conter comandos que realizam diversas ações, como: compartilhar sua localização, enviar mensagens de texto, e-mails ou acessar sua lista de contatos.

Entender esses riscos potenciais é o primeiro passo para se proteger ao escanear QR Codes. Tomando precauções e mantendo seu dispositivo seguro, você pode desfrutar da conveniência que esses códigos oferecem, sabendo que está protegido contra possíveis ameaças digitais.

Como se proteger ao escanear um QR Code?

kaspersky qr code riscosVai fazer um pagamento via QR Code? Atenção redobrada! (Fonte: GettyImages)

Felizmente, é possível sim aproveitar a praticidade e conveniência dos QR Codes sem comprometer sua segurança. Para isso, aqui estão algumas dicas importantes:

1. Verifique a origem: certifique-se de que os QR Codes venham de fontes confiáveis, como lojas, restaurantes e marcas que você conheça bem. Evite escanear códigos em locais públicos e desconhecidos.

2. Use um antivírus: instale um antivírus confiável em seu dispositivo, como o Kaspersky Mobile Antivirus, que oferece proteção em tempo real contra ameaças digitais.

3. Controle os downloads: configure seu smartphone para não permitir downloads sem sua autorização.

4. Verifique a URL: se o código levar a um site, verifique a URL para garantir que seja segura. Procure pelo cadeado na barra de endereços, indicando uma conexão segura, e confirme se o endereço não contem palavras erradas ou caracteres estranhos.

5. Cautela com logins: ao ser redirecionado para um login, certifique-se de que a página seja autêntica e segura. Evite fornecer informações confidenciais em sites desconhecidos.

Em suma, os QR Codes fazem parte do nosso cotidiano e trazem praticidade em diversas situações. Contudo, é crucial estar ciente dos riscos e tomar medidas de segurança para desfrutar dos benefícios que eles oferecem.

Com a proteção da Kaspersky, você pode aproveitar a conveniência digital sem preocupações, sabendo que sua privacidade e segurança estão protegidas!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.