WiFi tem falha que afeta Android e iOS

1 min de leitura
Imagem de: WiFi tem falha que afeta Android e iOS
Imagem: GettyImages

Uma falha de segurança encontrada no protocolo utilizado em redes Wi-Fi possibilita invasores sequestrarem o tráfego de rede em diferentes dispositivos, colocando os usuários em risco, de acordo com pesquisa publicada no último dia 28 de março. A vulnerabilidade afeta aparelhos que rodam os sistemas Android, iOS e Linux.

Conforme a investigação feita por especialistas da Universidade Northeastern, nos Estados Unidos, e da KU Leuven, na Bélgica, o problema está no modo como o padrão Wi-Fi IEEE 802.11 lida com pacotes de informação. Estes contêm dados dos aparelhos e do tráfego online, entre outros detalhes essenciais para o funcionamento da rede.

Todo o conjunto de informações é enfileirado e transmitido de forma organizada, porém os dados podem ficar vulneráveis se um dos dispositivos estiver com o modo de economia ativado. Neste caso, o padrão wireless não envia as instruções de segurança, facilitando a interceptação do pacote por um invasor.

Dispositivos Android, iOS e Linux conectados aos dispositivos de rede afetados podem estar vulneráveis.Dispositivos Android, iOS e Linux conectados aos dispositivos de rede afetados podem estar vulneráveis.Fonte:  GettyImages 

Para a exploração da falha no protocolo Wi-Fi, o cibercriminoso precisa seguir um caminho que inclui a desconexão forçada da vítima, a cópia do endereço MAC do aparelho dela e o envio de quadros falsos de economia de energia para gerar uma nova fila.

Há ainda a possibilidade de substituir as chaves de criptografia originais por versões manipuladas.

Cisco: fabricante reconhece falha em redes

Embora não haja indícios de que a vulnerabilidade tenha sido explorada por criminosos virtuais, até o momento, os autores do estudo alertam que o bug pode facilitar a injeção de conteúdo malicioso em pacotes TCP e o sequestro do tráfego de rede. Os ataques aconteceriam aproveitando brechas em navegadores.

Os testes realizados pelos especialistas em segurança cibernética foram feitos em dispositivos de rede e roteadores de marcas como Cisco, D-Link, Aruba, Asus e Lancom. Mas até agora, a Cisco foi a única a se pronunciar, admitindo a existência da falha.

A fabricante acredita que os impactos reais para os usuários são mínimos, devido à baixa quantidade de informações acessadas pelo invasor, desde que a rede esteja com as configurações de segurança devidamente ajustadas.

A empresa recomendou ainda a implementação de camadas de segurança extras, para tornar os dados eventualmente sequestrados inutilizáveis.

Continue de olho aqui no TecMundo e fique por dentro de assuntos como cibersegurança, tecnologia e ciência. Aproveite para compartilhar a matéria em suas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.