Atento SA é vítima de ransomware e opera parcialmente no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Atento SA é vítima de ransomware e opera parcialmente no Brasil
Imagem: Zephyr_p/Shutterstock

A Atento SA, empresa de call center, foi atingida no último domingo (17) por um ataque de ransomware que a deixou operando parcialmente. A marca sustentou, porém, que não teve vazamento de dados até o momento.

“Implementamos, imediatamente, todos os protocolos de segurança cibernética a nosso alcance para conter e avaliar a ameaça. Nossa prioridade, desde o início, tem sido garantir a proteção e integridade dos dados de nossos clientes”, diz um trecho do comunicado divulgado.

A empresa informou que para prevenir o risco do vazamento de dados realizou isolamento dos sistemas e interrupção das conexões com os sistemas dos clientes, o que significou a parada dos serviços.

Atento

A Atento afirmou que sua equipe de segurança cibernética está trabalhando para identificar e conter a ameaça antes de colocar os sistemas online novamente. A situação afetou principalmente as operações no Brasil, já que a companhia atua em vários outros países.

O ransomware

De acordo com o editor de Conteúdo Original e Cibersegurança do TecMundo Felipe Payão, o ransomware utilizado para atacar a Atento foi o Lockbit 2.0, que se caracteriza pelo rápido processo de criptografia dos dados da vítima.

Os atacantes informaram que a empresa terá 6 dias para realizar o pagamento de “resgate” dos dados. Caso contrário, a promessa é que as informações serão publicadas na internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.