Operadora de celular sofre invasão e clientes são afetados

1 min de leitura
Imagem de: Operadora de celular sofre invasão e clientes são afetados
Imagem: Verizon/Divulgação
Avatar do autor

A Visible, operadora norte-americana de celular “low-cost” da Verizon, confirmou que vários usuários tiveram as contas invadidas na última segunda-feira (11). Segundo a empresa, os criminosos usaram dados de “fontes externas” para o acesso.

Ao The Verge, a companhia afirmou que trabalhou para conter o problema desde que tomou conhecimento do caso. Contudo, a operadora não mencionou quais foram as medidas tomadas para proteger os clientes.

Sem lojas físicas, a Visible é uma operadora “totalmente digital”.Sem lojas físicas, a Visible é uma operadora “totalmente digital”.Fonte:  Wirefly/Reprodução 

No início desta semana, vários clientes relataram que receberam e-mails da Visible sobre a troca de senhas e endereços de cadastro. As pessoas também notaram cobranças não autorizadas da operadora no extrato do cartão de crédito e no PayPal.

No Reddit, um consumidor revelou que os invasores usaram os dados bancários dele para comprar um iPhone 13. Outro usuário afirmou que sua conta foi invadida um dia após assinar o serviço de telefonia.

Invasão confirmada

Nesta quarta-feira (13), a companhia publicou uma nota oficial sobre o caso. Segundo a empresa, a investigação interna identificou que as invasões ocorreram pois os criminosos encontraram os dados dos usuários em fontes externas.

Seguindo o padrão, a Visible recomendou que os clientes alterassem a senha de acesso à plataforma. Entretanto, a própria operadora desligou o sistema de redefinição de senha e, ao tentar realizar o processo, as pessoas começaram a encontrar uma mensagem de erro.

Dificultando a situação, a plataforma da Visible está tendo problemas técnicos.Dificultando a situação, a plataforma da Visible está tendo problemas técnicos.Fonte:  The Verge/Reprodução 

Recomendações para casos semelhantes

Cibercriminosos realizando invasões após encontrar dados em listas vazadas na internet é uma prática bastante comum. Por isso, a recomendação é que os usuários tenham senhas exclusivas para cada serviço.

Especialistas em segurança digital também incentivam o uso de autenticação de dois fatores. Isso garante uma proteção extra mesmo que a senha seja exposta em algum vazamento ou em uma ocasião em que não é possível alterá-la.