Paypal: o que é e como funciona?

3 min de leitura
Imagem de: Paypal: o que é e como funciona?
Imagem: Computerworld

Comprar e vender online tem se tornado uma tendência há alguns anos, e diversos sistemas de pagamento foram surgindo para auxiliar nesse processo. Um dos mais conhecidos por aqueles que realizam suas transações dessa forma é o PayPal, que foi criado com o intuito de ajudar compradores e vendedores de todos os cantos do mundo.

Independentemente do grupo no qual você se encaixe, o PayPal conta com recursos para facilitar todas as suas operações, sejam elas nacionais ou internacionais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como funciona?

Para utilizar o sistema de pagamento, tudo o que você precisa fazer, inicialmente, é criar uma conta gratuitamente. No canto superior direito do site, clique em "Criar conta" e escolher se ela é para você ou para o seu negócio (lembrando que os processos mudam um pouco dependendo da sua seleção).

(Fonte: PayPal/Reprodução)(Fonte: PayPal/Reprodução)Fonte:  PayPal 

No caso de uma conta para pessoa física, é necessária a inclusão de um CPF para cadastro, enquanto no caso de conta para uma loja/vendedor é preciso informar alguns dados adicionais antes da criação, como os tipos de pagamento que deseja aceitar, o volume estimado de vendas e quais são os seus tipos de cliente. No campo de baixo, há a opção de indicar um CPF (caso venda pelo Mercado Livre, por exemplo) ou um CNPJ.

(Fonte: PayPal/Reprodução)(Fonte: PayPal/Reprodução)Fonte:  PayPal 

Uma vez validados todos os campos, basta cadastrar um cartão de crédito ou débito, para o caso de perfil para compras, ou uma conta bancária para receber os valores referentes às vendas concluídas. Todos esses dados cadastrados não são compartilhados com outras pessoas, que apenas terão a opção de ver que essa transação foi realizada pouco tempo depois (seja como comprador ou vendedor).

Como cadastrar ou remover um cartão?

Uma vez criada a sua conta de usuário, é preciso acessar a aba "Carteira" na parte superior e selecionar a opção que deseja cadastrar. Na sequência, basta selecionar a bandeira do cartão e informar todos os dados que forem solicitados nessa página.

Caso precise remover um cartão, clique sobre uma das opções cadastradas, role a página e selecione "Remover cartão" para que ele pare de existir em sua conta.

(Fonte: PayPal/Reprodução)(Fonte: PayPal/Reprodução)Fonte:  PayPal 

O procedimento é o mesmo para a adição de um cartão de débito (siga preenchendo os campos indicados), e também há a possibilidade de adicionar crédito por meio de boleto bancário, tendo um limite para gastar em sites e lojas que aceitem o PayPal como opção de pagamento.

Opção de transferência

Outro serviço oferecido pelo PayPal é a possibilidade de enviar um pagamento para qualquer usuário da plataforma. Da mesma forma como acontece atualmente com o sistema Pix, é só informar o nome do usuário, o e-mail ou um número de celular para enviar a quantia desejada.

(Fonte: PayPal/Reprodução)(Fonte: PayPal/Reprodução)Fonte:  PayPal 

O serviço também permite que você envie uma ordem de pagamento para até 20 pessoas, que vão receber uma notificação indicando quanto devem pagar – estejam elas ou não em sua lista de contatos na plataforma.

E para compras internacionais?

Eis que chegamos no ponto em que muitos certamente estão de olho. A boa notícia é que o PayPal ajuda a fazer compras em sites de qualquer lugar do mundo, já oferecendo a conversão na moeda local (em nosso caso, reais) para facilitar na hora de ver o montante que deve ser pago.

Vale ressaltar, entretanto, que o sistema do site tem uma cotação própria, e você deve verificar qual a conta feita na própria fatura, que indica quanto vale cada R$ 1 na moeda para a qual será feita a conversão.

(Fonte: PayPal/Reprodução)(Fonte: PayPal/Reprodução)Fonte:  PayPal 

Um dado importante: não há nenhum tipo de taxação extra dentro do site do Paypal, mas é preciso lembrar que o seu banco ainda vai cobrar o IOF normalmente em cima dessa compra feita no exterior.

Site e app

Por fim, o PayPal oferece todos os serviços da mesma forma tanto no aplicativo quanto em seu site, bastando a você apenas escolher qual forma lhe agrada mais e começar a comprar utilizando um dos sistemas mais conhecidos ao redor do mundo.

Também é válido mencionar que o serviço conta com um cartão de crédito próprio, maquininha de pagamento e até mesmo serviço para compra de bitcoins e outras criptomoedas.

Você já faz uso do Paypal? O que acha do sistema? Deixe a sua opinião no espaço mais abaixo destinado aos comentários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.