Dados roubados do 'Descomplica' são liberados de graça na internet

1 min de leitura
Imagem de: Dados roubados do 'Descomplica' são liberados de graça na internet
Imagem: Descomplica

Nesta quarta-feira (28), uma notificação do site de segurança Have I Been Pwned revelou que dados vazados de usuários do cursinho online Descomplica estão sendo liberados online na internet. Estão gratuitamente expostos quase 4,8 milhões de contas da startup de cursos preparatórios para Enem, entre elas endereços de email e números parciais de 1,4 milhão de cartões de crédito.

Essas informações foram obtidas em março, fruto de um ataque hacker acontecido no dia 14 daquele mês. Na época da ocorrência, o Descomplica comunicou o fato em sua central de ajuda. De acordo com o relato da plataforma de estudos, a ocorrência “impactou dados diferentes, para diferentes segmentos de estudantes”, como Enem, graduação, pós-graduação, cursos livres, entre outros.

De acordo com o site Tecnoblog, os dados estão sendo distribuídos abertamente em um conhecido fórum de vazamentos. Na base exposta, foi possível detalhar 4.850.589 endereços de email, além de 1.424.693 números parciais de cartões de crédito (seis primeiros e quatro últimos dígitos), mas os representantes da plataforma asseguram que informações financeiras e os códigos de segurança dos cartões (CVV) foram preservados.

O que pessoas com dados vazados devem fazer?

Emails revelados no vazamento do Descomplica (Fonte: Tecnoblog/Reprodução)Emails revelados no vazamento do Descomplica (Fonte: Tecnoblog/Reprodução)Fonte:  Tecnoblog 

Embora os responsáveis pelo Descomplica já estejam adotando todas as medidas cabíveis, tanto na questão da segurança da informação quanto a medidas criminais junto à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), é recomendada a troca periódica da senha como “boa prática”, segundo a central de ajuda.

Para se precaver de possíveis golpes, os usuários devem ficar atentos ao recebimento de emails espúrios solicitando dados bancários, como os números de cartão e senha. O Descomplica esclarece que jamais envia qualquer tipo de comunicação por email, SMS ou WhatsApp solicitando estas informações aos clientes, e também não armazena qualquer elemento do tipo.

Para os alunos ou quaisquer pessoas interessadas em esclarecer dúvidas sobre o incidente ocorrido, basta acessar a Central de Felicidade do Aluno (atendimento.descomplica.com.br) ou enviar e-mail para descomplica@descomplica.com.br.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.