Enem 2020: MEC divulga nota de corte e atualiza ranking de alunos

1 min de leitura
Imagem de: Enem 2020: MEC divulga nota de corte e atualiza ranking de alunos
Avatar do autor

O Ministério da Educação (MEC) informou, através das redes sociais, que o ranking dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seria atualizado diariamente, o que ocorreu pela primeira vez nesta quarta-feira (07). As atualizações ocorrerão entre às 00h e 1h e as inscrições continuam abertas até a sexta-feira (09), no site  https://sisu.mec.gov.br/#/.

Como já conhecido por muitos, o programa oferece vagas de ensino superior em instituições públicas do país. Para participar desta seleção, basta ter feito o Enem 2020 e não ter zerado a redação. O resultado da chamada regular está previsto para o dia 13 de abril.

Caso não sejam convocados, os alunos remanescentes ainda podem passar para a instituição selecionada através da lista de espera, que vai de 13 a 19 de abril. Aliás, a convocação desse grupo só deve ocorrer a partir de 23 de abril. Então, paciência é a palavra da vez.

Cronograma do SISU

A  Pexels/Reprodução 

Confira, abaixo, o cronograma oficial detalhado do Sistema de Seleção Unificada (SISU):

  • Inscrições: 06/04 a 09/04;
  • Resultado da chamada regular: 13/04;
  • Prazo para participar da lista de espera: 13/04 a 19/04;
  • Matrícula da chamada regular: 14/04 a 19/04;
  • Convocação de candidatos das lista de espera: a partir de 23/04.

Como funciona a nota de corte?

Como já mencionado, a nota de corte é calculada diariamente enquanto as inscrições estiverem abertas e corresponde à menor nota entre os candidatos potencialmente selecionados. O cálculo da nota é feito com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

Em outras palavras, isso significa que não pode ser utilizada como parâmetro determinante de aprovação. Afinal, a nota é variável e pode mudar até o término do período de inscrições. Ela serve, então, apenas como uma referência que permite ao candidato monitorar o seu desempenho no Enem.



News de tecnologia e negócios Deixe seu melhor e-mail e welcome to the jungle.

Fontes

Enem 2020: MEC divulga nota de corte e atualiza ranking de alunos