O Facebook está desenvolvendo um sistema de avaliação para ranquear a confiança de seus usuários, de acordo com Tessa Lyons, gerente de produto da rede social. Segundo Lyons, a ideia é trabalhar contra a desinformação e as notícias falsas — e os usuários que participam desse antro de atraso tomarão penalizações na credibilidade.

Esse novo sistema de classificação ainda depende de ajuda da comunidade: as publicações que forem marcadas como falsas ou spam ajudarão o Facebook a baixar a nota de um usuário

“Uma baixa pontuação de confiabilidade não determina inteiramente a credibilidade de uma pessoa”, disse Lyons”. Ainda não se sabe se essa nota será disponibilizada para os usuários da rede social checarem. Também, não se sabe como uma nota baixa vai afetar as publicações de usuários e o engajamento.

De acordo com o Washington Post, o ranqueamento será de 0 a 1. “A pontuação de confiabilidade dos usuários entre zero e 1 não pretende ser um indicador absoluto da credibilidade de uma pessoa, nem há um único índice de reputação unificada atribuído aos usuários. Em vez disso, a pontuação é uma medida entre milhares de novas pistas comportamentais que o Facebook agora leva em consideração quando busca entender o risco. O Facebook também está monitorando quais usuários têm uma propensão a sinalizar o conteúdo publicado por outros como problemático e quais editores são considerados confiáveis pelos usuários”, afirma.

Cupons de desconto TecMundo: