Número estranho invade agenda de smartphones na Índia

1 min de leitura
Imagem de: Número estranho invade agenda de smartphones na Índia

Um número desconhecido começou a surgir na lista de contatos de usuários na Índia. Rapidamente, muitos deles começaram a publicar screenshots de seus aparelhos mostrando a presença do estranho número. Todos, sem exceção, notaram que não adicionaram o contato.

Estranhamente, o número em questão (1-800-300-1947) se refere a Autoridade de Identificação Única da Índia (UIDAI). Antigo, ele servia como contato gratuito da população. O número aparece tanto em smartphones Android quanto iOS.

E quem é o culpado? A resposta: Google

Até o momento, não há qualquer afirmação do governo sobre como o contato foi parar na agenda de seus usuários. Em declaração, a UIDAI disse que “não solicitou nem aconselhou ninguém, incluindo fornecedores de serviços de telecomunicações ou fabricantes de dispositivos móveis ou o Android, a incluir [o contato] na lista padrão de números de serviços públicos”.

Por outro lado, a afirmação veio da Google. “Nossa revisão interna revelou que, em 2014, o número da linha de ajuda UIDAI e o número da linha de ajuda 112 foram inadvertidamente codificados no assistente de Configuração da versão Android fornecida aos OEMs para uso na Índia e permanecem lá desde então”, comentou um porta-voz. "Pedimos desculpas por qualquer preocupação que isso possa ter causado e gostaríamos de garantir a todos que essa não é uma situação de acesso não autorizado de seus dispositivos Android".

  • Agora, como os contatos também aparecem em iPhones? Segundo a Google, são de usuários que fizeram a migração entre sistemas operacionais

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.