X praticamente ‘aposenta’ terminologias do Twitter nos novos Termos de Serviço

1 min de leitura
Imagem de: X praticamente ‘aposenta’ terminologias do Twitter nos novos Termos de Serviço
Imagem: Justin Sullivan/Getty Images

O X está empenhado em acabar com as menções ao antigo Twitter e demonstrou isso em seus novos Termos de Serviço. As regras entrarão em vigor em 29 de setembro de 2023 e apagam as últimas menções ao termo “retweet”, por exemplo, que no final deste mês será chamado somente de “repost”.

Como já aparece há algum tempo na rede social, os “tweets” são chamados somente de “posts”. Os antigamente chamados coloquialmente de “tuiteiros”, serão conhecidos apenas como “usuários”, mesmo.

Para não dizer que o nome antigo do microblog mais popular da internet foi extinto, ele ainda aparece algumas vezes nos novos Termos de Serviço. Na verdade, as políticas que entram em vigor em 29 de setembro mencionam a palavra “Twitter” precisamente por dez vezes.

TwitterO letreiro de Twitter já foi retirado do prédio oficial da empresa nos Estados Unidos (Imagem: Justin Sullivan/Getty Images)

O termo consta basicamente em links, como é o caso do endereço de serviços e afiliados corporativos. Os trechos sobre o direito do X de remover conteúdos que violem regras de direito autoral, por exemplo, também contam com a menção à saudosa rede social do pássaro azul.

Mais exigência de dados

Além dos novos Termos de Serviço, o X também está a pouco mais de 20 dias de colocar em prática uma nova política de privacidade. As novas regras chamaram a atenção porque exigirão dos usuários dados de biometria e até histórico profissional e educacional.

A empresa de Elon Musk justifica a coleta da biometria dizendo que isso servirá para “fins de segurança, proteção e identificação”.

No caso das informações educacionais e histórico profissional, a rede social coletará detalhes como “preferência de emprego, competências e habilidades, atividade de procura de emprego e engajamento”.

Indicando que o X deve ter recursos parecidos com o LinkedIn, a política de privacidade informa que tudo isso servirá para que a plataforma recomende “empregos em potencial para você, para compartilhar com empregadores em potencial quando você candidatar-se a um emprego”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.