Elon Musk vai banir usuários do Twitter que fazem imitações

2 min de leitura
Imagem de: Elon Musk vai banir usuários do Twitter que fazem imitações
Imagem: Getty Images

Após comprar o Twitter por US$ 44 bilhões, Elon Musk fez uma das primeiras grandes mudanças da rede social nesta semana: a disponibilização do selo de verificado dentro do Twitter Blue. No entanto, a novidade já rendeu problemas: ainda no fim de semana, dezenas de usuários utilizaram o recurso para imitar e fazer memes como bilionário.

Após a onda de imitações, o novo dono do Twitter publicou um comunicado na rede social: a partir de agora, quem imitar contas e não deixar claro que se trata de uma paródia, será suspenso. De acordo com Musk, o usuário nem mesmo será avisado antes de tomar o banimento.

"Daqui para frente, qualquer usuário do Twitter envolvido em imitações sem claramente especificar "paródia" será permanentemente suspenso", disse Elon Musk. "Anteriormente, nós enviávamos um aviso antes da suspensão, mas agora que liberamos amplamente a verificação, não existe mais aviso."

O executivo também apontou que "qualquer mudança de nome" no Twitter também fará com que o selo de verificação seja temporariamente retirado do usuário. "Isso será uma condição para se tornar assinante do Twitter Blue", completa o bilionário.

Memes com Elon Musk

Logo após a liberação do verificado para assinantes do Twitter Blue, que custa US$ 8 no exterior, algumas contas começaram a usar o nome "Elon Musk" na rede social, além de adotar a foto de perfil do bilionário. O movimento claramente servia para zoar com o novo dono da rede social e testar os limites da plataforma.

Em alguns casos, as contas fazendo brincadeiras com Elon Musk foram rapidamente suspensas da rede social, ou pelo menos restringidas com um aviso de "imitação". Ainda assim, alguns usuários ainda estão compartilhando prints das contas que foram banidas ou fazendo demarcações exageradas de paródia para tentar evitar punições e continuar fazendo memes com o novo dono do Twitter.

E a liberdade de expressão?

Toda a situação envolvendo banimentos levantou um debate entre os críticos do bilionário: a liberdade de expressão prometida por Elon Musk estaria sendo cerceada pelo próprio bilionário. No Twitter, o dono da rede social comentou brevemente sobre o assunto ontem (7).

De acordo com Musk, seu comprometimento com a liberdade de expressão ainda está de pé e existe uma prova para isso: a conta que acompanha os voos do bilionário. "Meu compromisso com a liberdade de expressão se estende até mesmo a não banir a conta que segue meu avião, mesmo que isso seja um risco direto à segurança pessoal."

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.