Logo TecMundo
Redes Sociais

TikTok desiste de audiência e aumenta tensão com o Congresso dos EUA

O app de vídeos teria mudado de ideia para evitar questionamentos sobre a segurança infantil.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule04/09/2026, às 16:00

O TikTok desistiu de participar de uma mesa redonda pública no Congresso dos Estados Unidos, que aconteceria este mês, para tratar do suposto acesso do governo da China aos dados de usuários americanos. A mudança de planos foi relatada por John Moolenaar, membro da Câmara dos Representantes dos EUA, na quinta-feira (3).

“Nos últimos cinco meses, o Comitê negociou de boa-fé com o TikTok e a empresa concordou que seu Diretor de Segurança comparecesse a uma mesa-redonda bipartidária do Comitê em setembro. Agora, o TikTok se recusa a comparecer”, apontou o presidente do Comitê Seleto sobre a China, em comunicado. A empresa ainda não se pronunciou.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Por que o TikTok mudou de postura?

Ainda de acordo com Moolenaar, o app de vídeos descumpriu seu compromisso para “evitar um escrutínio mais amplo de suas práticas de segurança infantil”. A decisão foi informada pela plataforma no último dia 27 de agosto, logo após o anúncio do acordo que levou ao fim o julgamento da Meta.

  • Em entrevista à Bloomberg, o congressista destacou que a rede social de origem chinesa disse não ter condições de discutir o tema;
  • Vale lembrar que a dona do Facebook e do Instagram convocou YouTube e TikTok a adotarem medidas de segurança semelhantes às divulgadas por ela com o objetivo de reforçar a proteção dos menores de idade;
  • Limite diário, bloqueio de acesso durante o horário escolar e à noite, feed sem algoritmo e desativação da reprodução automática de vídeos foram algumas das mudanças anunciadas pela Meta;
  • “Eles alegaram que, à luz do acordo do Meta com os procuradores-gerais estaduais, não poderiam responder perguntas sobre questões de segurança infantil”, disse o presidente do Comitê.
app-tiktok
O Congresso segue tentando marcar o encontro com representantes do TikTok. (Imagem: Justin Sullivan/Getty Images)

Moolenaar ressaltou que a rede social de vídeos manteve a negativa mesmo sendo informada que o tema não era o motivo principal da reunião. Ele também afirmou que segue tentando reagendar o encontro antes do final do ano, com o objetivo de verificar a adequação do app à Lei de Proteção dos Americanos contra Aplicações Controladas por Adversários Estrangeiros.

A lei em questão é a mesma utilizada para banir o TikTok dos EUA, brevemente, no ano passado. Posteriormente, um acordo permitiu a volta após a empresa ceder o controle da sua operação no país a um novo grupo, mas as autoridades querem saber se os termos estão sendo cumpridos.

Relembre, nesta matéria, a solução para o impasse que permitiu a continuidade da rede social no território americano.

star

Continue por aqui