Twitter estima que robôs representam menos de 5% dos usuários

1 min de leitura
Imagem de: Twitter estima que robôs representam menos de 5% dos usuários
Imagem: Unsplash

O Twitter anunciou nesta segunda-feira (03) uma estimativa de que robôs, contas spam e fakes são menos de 5% de seus 229 milhões de usuários ativos e monetizáveis. A informação foi divulgada em um informe financeiro para a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) sobre o primeiro trimestre.

Assim que a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk foi revelada (25), usuários da plataforma perceberam um crescimento no número de seguidores em perfis do Twitter, com destaque para políticos e influenciadores ligados à direita brasileira. Somente a conta do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), recebeu mais de 100 mil seguidores em dois dias.

Segundo o criador do BotSentinel, serviço de rastreio de contas falsas, o número está muito acima da média e não acredita que a alta no número de seguidores veio de contas autênticas. Em nota ao TecMundo, o Twitter respondeu que essas oscilações parecem ter sido orgânicas, mas que está vigiando as movimentações de contas.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)(Fonte: Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Elon Musk já havia anunciado através de um tweet que uma de suas prioridades era remover “bots de spam” da plataforma. No documento, porém, a empresa disse que enfrenta “vários riscos” até que o acordo com Musk seja fechado, como se os anunciantes continuarão investindo no Twitter e a “possível incerteza em relação a nossos planos e estratégias futuras”.

A aquisição também estaria gerando tensão entre funcionários da companhia. Ainda assim, o negócio parece estar se encaminhando para uma conclusão, enquanto a rede social segue operando normalmente: ontem, a companhia anunciou uma nova função chamada Circles, que lembra o Close Friends do Instagram.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.