Twitter: aumento de seguidores em perfis de direita é orgânico

3 min de leitura
Imagem de: Twitter: aumento de seguidores em perfis de direita é orgânico
Imagem: FellowNeko/Shutterstock

O Twitter afirmou nesta quarta-feira (27) que o aumento de seguidores visto nos últimos dias em perfis de direita é orgânico. Em nota enviada ao TecMundo, a rede social explicou que está analisando as variações na contagem de seguidores a nível global.

“Ao que tudo indica, essas oscilações parecem ter sido, em grande parte, resultado de um aumento na criação de novas contas e desativação de outras, organicamente. Seguiremos analisando essas alterações e, como parte de nossos esforços contínuos, tomando medidas contra contas que violem nossa política de spam”, pontuou o trecho da nota.

A companhia afirma que manterá as pessoas informadas a respeito do assunto “conforme seguimos observando as movimentações”.

Twitter

Entenda o caso

Logo após o anúncio da aquisição do Twitter pelo bilionário Elon Musk, na última segunda-feira (25), muitas personalidades foram para a rede social falar que tinham percebido um aumento vertiginoso no número de seguidores.

No caso do Brasil, várias das contas que cresceram em seguidores se colocam no campo ideológico da direita e algumas apoiam publicamente o presidente Jair Bolsonaro (PL). Estiveram entre os perfis com aumento de seguidores o empresário Luciano Hang; o ex-secretário da Cultura Mário Frias; o empreendedor Leandro Ruschel; a deputada federal Carla Zambelli (PL); o deputado federal Carlos Jordy (PL); o deputado federal Marcos Feliciano (PL) e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto.

O próprio presidente Bolsonaro teve um aumento de milhares de seguidores nos dias subsequentes à compra do Twitter. O especialista em tecnologia Christopher Bouzy analisou as novas contas que começaram a seguir Bolsonaro, e a análise foi de que milhares dos perfis haviam sido criados no mesmo dia, gerando uma suspeita de bots.

Situação mundial

Se de um lado perfis ganharam milhares de novos seguidores; de outro, há aqueles que perderam. Essa situação foi verificada principalmente nos Estados Unidos, onde o site Business Insider verificou que o presidente Joe Biden perdeu 5 mil seguidores, enquanto a deputada Alexandria Ocasio-Cortez perdeu 37 mil. Ambos são do partido Democrata (considerado a esquerda norte-americana).

O governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, também foi “agraciado”, recebendo mais de 140 mil seguidores. O One America News Network, um canal a cabo pró-Trump, recebeu mais de 10 mil seguidores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.