Instagram testa nova busca com fotos e vídeos no Android

1 min de leitura
Imagem de: Instagram testa nova busca com fotos e vídeos no Android
Imagem: Instagram/Divulgação

O Instagram está testando um novo sistema de busca que promete levar a uma "experiência de página de resultados de pesquisa completa", conforme anunciou o chefe da rede social Adam Mosseri nessa quarta-feira (25). O recurso, parecido com o já adotado pelo TikTok, facilitará a descoberta de conteúdos relacionados ao interesse do usuário.

Atualmente, se você buscar por algo na plataforma, digitando a palavra "espaço" no campo de busca, por exemplo, verá uma lista com perfis, hashtags, áudios e locais relacionados ao assunto como resultado. Mas com a chegada da Pesquisa de Interesses, como a novidade foi denominada, isso deve mudar.

Depois de implementada, a nova ferramenta de busca do app exibirá também fotos e vídeos nos resultados sobre o termo. No exemplo usado, o Instagram passará a mostrar as imagens com temática espacial primeiro, mas ainda será possível navegar pelas tags, contas, áudios e lugares que tenham relação com a pesquisa, bastando trocar para as abas correspondentes.

Fotos e vídeos também serão exibidos nos resultados das buscas no Instagram.Fotos e vídeos também serão exibidos nos resultados das buscas no Instagram.Fonte:  Instagram/Divulgação 

De acordo com Mosseri, a mudança permitirá ao usuário se aprofundar ainda mais em seus interesses, encontrando de forma mais rápida o que procura. Além disso, ele afirma que os aprimoramentos oferecidos pelo recurso são muito úteis para quem não tem em mente um nome de usuário ou hashtag ao pesquisar por um determinado tópico.

Disponível para poucos, por enquanto

No momento, a nova ferramenta de buscas do Instagram está disponível apenas para um grupo seleto de usuários, que poderão testá-la antes do lançamento. Outro detalhe é que ela só funciona nas pesquisas por termos em inglês, pelo menos por enquanto.

Apesar da limitação inicial em relação à língua, a empresa confirmou que adicionará suporte para outros idiomas no futuro. Porém, ela não revelou quando a Pesquisa de Interesses estará disponível para todos os usuários da plataforma.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.