Apple está criando ferramenta de busca para substituir Google

1 min de leitura
Imagem de: Apple está criando ferramenta de busca para substituir Google
Imagem: XDA-Developers/Reprodução

Uma recente contratação feita pela Apple indica que a companhia está acelerando seu desenvolvimento de uma ferramenta de busca para tomar o lugar da Google no iOS, macOS e iPadOS. A empresa pode estar impulsionando o projeto para fugir das ameaças antitruste do governo dos EUA sobre a gigante das pesquisas.

Recentemente, como aponta o Financial Times, a Apple incluiu o ex-líder da divisão de Busca do Google, John Giannandrea, ao time da companhia para catalisar o desenvolvimento da própria ferramenta de busca. O site também menciona diversas outras vagas relacionadas a mecanismos de pesquisa no escritório da Apple, sinalizando que há um projeto em construção às escondidas.

Barra de Pesquisa do iOS 14 já retorna links diretos para sites da internet.Barra de Pesquisa do iOS 14 já retorna links diretos para sites da internet.Fonte:  MacRumors/Reprodução 

Atualmente, a Amazon recebe de US$ 8 a US$ 12 bilhões anualmente da Google, para torná-la a ferramenta de pesquisa padrão de dispositivos Apple. Essa negociação não foi bem vista pelas autoridades reguladoras do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que considerou o acordo como “anticompetitivo” durante a investigação contra a gigante das pesquisas, e mesmo que a Apple não seja a principal acusada, é vista como “cúmplice” ao aceitar os termos da negociação.

Sendo assim, o quanto antes a empresa adotar uma ferramenta de pesquisa própria, maior a chance de não se tornar alvo das investigações dos órgãos regulatórios dos EUA. Além disso, se a justiça norte-americana tomar a decisão de limitar o alcance das ferramentas da Google, a Apple precisaria de outro mecanismo de pesquisa para substituí-lo nos seus aparelhos.

a  VisualHunt 

Passos de tartaruga

No iOS 14, a Apple mostra os primeiros indícios do que seria sua ferramenta de pesquisa dentro do sistema operacional para iPhones. A barra de pesquisa do SO é capaz de encaminhar usuários diretamente para páginas da web, sinalizando que já há mecanismos de ranqueamento, pesquisa e palavras-chave incluídos na ferramenta.

Ainda assim, essa adição é apenas um sinal de que a companhia está procurando se inserir no setor de pesquisas. Contudo, ao que tudo indica, a movimentação é apenas para fugir de possíveis restrições comerciais com a Google, considerando que a receita anual do acordo entre as companhias é extremamente proveitosa para a companhia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.