Redes Sociais

Twitter desiste dos 'Fleets', suas postagens ao estilo Stories

Apenas oito meses após seu lançamento, os Fleets se despedem da rede social por 'falta de uso'

Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

14/07/2021, às 13:11

Twitter desiste dos 'Fleets', suas postagens ao estilo Stories

Fonte:  Omagh Enterprise 

Imagem de Twitter desiste do 'Fleets', suas postagens ao estilo Stories no tecmundo

A partir do próximo dia 3 de agosto, o Twitter deixará de exibir os Fleets, sua versão de postagens temporárias ao estilo Stories, no topo de sua página principal. A empresa anunciou nesta quarta-feira (14) que desativará a função, lançada há apenas 8 meses, por falta de uso e adoção geral.

Com a mudança, os usuários visualizarão apenas os "Espaços do Twitter" ativos, as salas de áudio similares as encontradas no Clubhouse. Os recursos anteriormente presentes no Fleets serão incorporados ao compositor de postagens, possibilitando a edição de textos e colagens de figurinhas animadas, os stickers.

O vice-presidente de Produtos do Twitter, Ilya Brown, comentou sobre a decisão: "Esperávamos que o Fleets ajudasse mais pessoas a se sentirem à vontade para participar da conversa no Twitter," explica, "mas, desde que apresentamos o Fleets a todos, não vimos um aumento no número de novas pessoas entrando na conversa com o Fleets como esperávamos," ele pondera.

Confira o anúncio oficial no Twitter:

Todavia, Brown explica que a revisão de funcionalidades é importante para o crescimento da plataforma. "Se não estamos evoluindo nossa abordagem e diminuindo os recursos de vez em quando — não estamos nos arriscando muito," ele diz, "continuaremos a construir novas maneiras de participar de conversas, ouvindo comentários e mudando a direção quando houver uma maneira melhor de servir as pessoas usando o Twitter," conclui.

Dificuldades técnicas

O Twitter enfrenta, há alguns anos, o desafio de inserir novos usuários na "conversa" da rede social, isto é, na criação de novos tuítes. Como aponta o site The Verge, os principiantes tendem a apenas consumir publicações de outras contas, deixando de se manifestar como o esperado. 

Assim como a função "Espaços do Twitter", o Fleets foi mais uma das tentativas da plataforma para se adaptar à concorrência e atrair novos usuários "ativos". Entretanto, diferente das recentes salas de áudio, as publicações temporárias não agradaram os usuários desde o princípio, possivelmente devido à "saturação" do formato pelo seu uso em diversas redes sociais. 

Formato "Stories" pode ter sido utilizado em excesso. (Fonte: Omagh Enterprise / Reprodução)Formato "Stories" pode ter sido utilizado em excesso. (Fonte: Omagh Enterprise / Reprodução)

Atualmente conhecido como "Stories", o formato foi estabelecido inicialmente pelo Snapchat, tornando-se ainda mais popular pela variante oferecida no Instagram. Logo, o recurso não demorou a chegar em outras redes sociais, como o Facebook e até mesmo o WhatsApp, um "reaproveitamento" que poderia ser considerado um excesso para a proposta original de cada plataforma.



Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

Adriano Camacho

Especialista em Produtos, Hardware e Jogos

Adriano Camacho é Editor de Conteúdo no TecMundo e no Voxel, com cinco anos de experiência na área. Pós-graduado em Jornalismo Digital pela FAAP, é especializado na cobertura de assuntos ligados à tecnologia e à cultura gamer contemporânea.