Facebook estaria criando produto para competir com o Clubhouse

1 min de leitura
Imagem de: Facebook estaria criando produto para competir com o Clubhouse
Imagem: Neofeed/Reprodução

O Clubhouse, rede social de bate-papo que bombou na internet, em breve terá novos competidores. Segundo o The New York Times, o Facebook tomou o desafio de criar um concorrente. Ao que parece, o produto seria uma nova rede social, mas a fonte não deixou claro. Até onde sabemos, também pode se tratar de uma nova ferramenta, como os Stories e o Reels — criados para competir com o Snapchat e o TikTok, respectivamente.

Cabe ponderar, contudo, que o Clubhouse traz uma pegada corporativa com "notas" de LinkedIn — embora já existam algumas salas de bate-papo para comentar jogos e filmes, por exemplo. Dito isto, seria no mínimo desafiador criar uma nova ferramenta para o Instagram que tenha o teor da nova rede social.

Facebook competirá com Clubhouse

a  Blog Social 1 via Uol/Reprodução 

Vale frisar que a notícia foi publicada apenas 5 dias após o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, aderir ao Clubhouse e participar de uma sala de bate-papo sobre o futuro da realidade aumentada e virtual. Assim como outros executivos da empresa, ele notou um grande potencial na ideia e indicou que os funcionários criassem algo semelhante.

Sobre o assunto, a porta-voz do Facebook, Emilie Haskell, comentou: “Há muitos anos conectamos pessoas por meio de tecnologias de áudio e vídeo e estamos sempre explorando novas maneiras de melhorar essa experiência".

Embora a presença do CEO na rede social tenha sido uma surpresa, a notícia de um novo competidor não choca ninguém. Afinal, como já mencionado anteriormente, não é a primeira vez que a empresa adota essa estratégia. Na verdade, o Facebook tem uma fama e tanto quando se trata de “copiar” novidades.

Twitter entra para o jogo

a  Kacper Pempel via Reuters/Reprodução 

Embora o Facebook já tenha acumulado inúmeras críticas por essa conduta, a empresa não está sozinha dessa vez. Segundo a fonte, o Twitter também está criando uma rede social para bater de frente com o Clubhouse. Para tanto, a empresa comprou a companhia de podcasts Breakers, que acumula uma vasta expertise sobre o uso do áudio na internet. A novidade foi nomeada Spaces e ainda está na versão beta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.