Venda do TikTok para Oracle e Walmart é suspensa nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Venda do TikTok para Oracle e Walmart é suspensa nos EUA
Imagem: Pixabay

A venda das operações do TikTok nos Estados Unidos para um grupo formado por empresas como a Oracle e o Walmart, entre outras, foi adiada indefinidamente, conforme noticia o The Wall Street Journal nesta quarta-feira (10).

Segundo o veículo, a suspensão da venda do app de vídeos tem a ver com a mudança de governo no país. O novo presidente americano Joe Biden, que assumiu o cargo em janeiro, quer fazer uma ampla revisão dos esforços do seu antecessor para lidar com potenciais riscos de segurança apresentados pela coleta de dados das empresas chinesas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Planejamos desenvolver uma abordagem abrangente para proteger os dados dos EUA que abordem toda a gama de ameaças que enfrentamos”, afirmou à publicação a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional Emily Horne. Ou seja, um possível banimento do TikTok só acontecerá se o governo Biden encontrar algum problema com a plataforma.

Trump alega que o app é aliado do governo chinês.Trump alega que o app é aliado do governo chinês.Fonte:  Unsplash 

O negócio entre a empresa asiática e o grupo liderado pelo Walmart e a Oracle deveria ter sido concluído em setembro do ano passado. No entanto, a ByteDance, dona do app, conseguiu adiar a finalização da transação ao procurar a justiça.

TikTok x Trump

A proibição do TikTok nos EUA começou a ser debatida depois de o ex-presidente Donald Trump alegar que a plataforma de vídeos representava uma “ameaça à segurança nacional”, pois supostamente fornecia os dados coletados dos usuários ao governo da China, prática negada pelo app.

Mesmo sem apresentar provas de suas afirmações, Trump ameaçou banir o TikTok do país, fazendo os conflitos entre o serviço chinês e o governo americano se intensificarem ao longo de 2020. Com isso, a venda do app para uma empresa dos EUA passou a ser exigida pelo então presidente, em contrapartida à retirada das sanções.

As companhias envolvidas no negócio ainda não comentaram sobre a suspensão da transação anunciada pelo governo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.