Instagram não promoverá mais reels com marca d’água do TikTok

1 min de leitura
Imagem de: Instagram não promoverá mais reels com marca d’água do TikTok
Imagem: Pixabay
Avatar do autor

O Instagram explicou nesta terça-feira (09) que não promoverá em sua plataforma reels que possuem a marca d’água de outras plataformas como o TikTok. A explicação foi dada através do perfil @creators, que a rede social possui para auxiliar os produtores de conteúdo.

Em postagem sobre novas políticas de promoção de conteúdos, a plataforma afirma que está realizando melhorias no sistema de recomendação de reels. É dito que para isso foram feitas pesquisas que descobriram que as pessoas estão interessadas em vídeos curtos engraçados e de entretenimento.

“Nós também ouvimos que vídeos em baixa qualidade (com imagem borrada por causa da baixa resolução) ou conteúdos que visivelmente são reciclados de outros aplicativos (que contêm logos ou marcas d’águas) fazem a experiências com os reels menos satisfatória. Então, nós estamos fazendo com que conteúdos assim fiquem menos expostos em lugares como a aba de reels”, pontua a publicação.

Manual de Reels do InstagramO Instagram fez uma espécie de mini-manual para produtores de reels da rede social

Ou seja, a partir de agora a rede social fará com que seus algoritmos percebam qualquer marcação relativa a redes sociais concorrentes e parem de recomendar para as pessoas. Em e-mail ao The Verge, a porta-voz do Instagram, Devi Narasimhan, reforçou que a medida foi tomada após questionários com os usuários.

“Nós estamos melhorando os sinais de classificação que nos ajudam a saber quando uma pessoa vai achar um reel divertido e se deveríamos recomendá-lo”, explicou.

Dicas para produção de conteúdo

Além de falar sobre essa nova política de divulgação, o Instagram deu dicas de como produzir bons reels. A rede social diz que as pessoas devem postar os vídeos curtos caso eles sejam:

  • Divertidos e engraçados;
  • Inspiradores;
  • Utilize ferramentas de formas criativas (textos, filtros ou efeitos de câmera);
  • Sejam gravados na vertical;
  • Utilize músicas originais da biblioteca do Instagram ou áudios originais criados na própria ferramenta;
  • Seja para experimentar coisas novas e mostrar a sua própria personalidade.

Do outro lado, a plataforma não recomenda que as pessoas façam upload de vídeos:

  • Reciclados de outros aplicativos;
  • Que estejam em baixa resolução;
  • Que possuam bordas em volta da imagem;
  • Que tenham toda a imagem coberta por textos.

“Esses tipos de vídeos não serão recomendados frequentemente para as pessoas que ainda não te seguem em lugares como a aba de reels, mas continuarão sendo mostrados da forma que sempre foram para os seus seguidores”, finaliza a publicação.

Instagram não promoverá mais reels com marca d’água do TikTok