Clubhouse: como entrar na nova rede social?

1 min de leitura
Imagem de: Clubhouse: como entrar na nova rede social?
Imagem: The Conversation

Nas últimas semanas, a rede social Clubhouse vem chamando atenção por sua inusitada proposta: criar salas de bate-papo exclusivas para o envio de áudio. Nesses ambientes digitais, os usuários podem participar ativamente da conversar ou apenas como ouvintes, de acordo com as regras do moderador do chat. Seletiva, a plataforma requer convites para registrar uma conta, o que acabou contribuindo para a sua fama.

Independente da modalidade da sala, os usuários estão limitados ao envio de áudio para se expressar, já que o Clubhouse não permite o envio de mensagens de texto ou imagens, além de não ter nenhum tipo de "curtidas" ou possibilidade de "compartilhar" o conteúdo — mesmo por aplicativos externos, configurados como ofensa aos termos de uso da plataforma.

Entretanto, um dos principais fatores para o repentino sucesso do Clubhouse foi a chegada de celebridades como Oprah Winfrey, Drake e até mesmo Elon Musk. Nesse contexto, a presença do CEO da Tesla também acabou reforçando o uso do aplicativo como um local para promover relações profissionaisdiscussões de tópicos tecnológicos e empresariais com a possibilidade de entrar em contato diretamente com figuras relevantes do meio.

O Clubhouse atualmente possui 6 milhões de usuários e conta com investimento de 180 organizações e empresas. (Fonte: Pexels)O Clubhouse atualmente tem 6 milhões de usuários e conta com investimento de 180 organizações e empresas. (Fonte: Pexels)Fonte:  Pexels 

Em breve, a plataforma também deve implementar meios de monetização para beneficiar seus usuários. Paul Davison, um de seus idealizadores, sugeriu que o modelo deve se assimilar aos sistemas de colaboração coletiva e está sendo desenvolvido para incentivar criadores de conteúdo a permanecerem na plataforma.

Como entrar?

Atualmente, a plataforma está disponível apenas para dispositivos iOS, mas já tem uma versão para Android em desenvolvimento, segundo os criadores. Contudo, ainda não há previsão de lançamento.

Assim, o usuário que deseja se cadastrar no Clubhouse precisa se registrar em uma fila de espera na App Store e aguardar ser convidado por um dos membros da rede social que também esteja em sua lista de contatos. Vale notar ainda que cada membro tem direito a apenas dois convites.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.