Como fazer streaming ao vivo em 360° pelo app do Facebook

1 min de leitura
Imagem de: Como fazer streaming ao vivo em 360° pelo app do Facebook

Apesar dos preços ainda salgados, as câmeras 360° estão aos poucos ganhando espaço no Brasil, então muitas plataformas sociais já oferecem suporte a esse tipo de tecnologia. E o Facebook é uma delas, permitindo que qualquer internauta transmita vídeos ao vivo nesse formato pelo tablet ou celular.

Por enquanto, o app móvel do Facebook não possui uma função nativa de transmissão de vídeos em 360°, o que significa que você precisa ter um dispositivo compatível. Isso inclui modelos para o usuário comum, como a Samsung Gear 360, que já é vendida por aqui, e outros que podem ser importados, como Giroptic IO, Insta360 e ALLie. Versões profissionais, como Z Cam S1 e Nokia Ozo, também são suportadas.

Com sua câmera em mãos, basta encontrar a opção de streaming ao vivo no próprio dispositivo e fazer login com sua conta no Facebook – certifique-se de que o software da câmera esteja atualizado para a versão mais recente. Depois, escolha transmitir para o seu perfil, página ou grupo, defina quem poderá assistir nas configurações de privacidade, adicione uma descrição e ajuste a taxa de transmissão para iniciá-la.

O streaming é válido tanto para usuários quanto para páginas e empresas – seus vídeos poderão ser baixados posteriormente, pois basta clicar no ícone de três pontinhos no canto superior direito da postagem. A experiência é a mesma, com a diferença de que fanpages terão mais ferramentas de edição, podendo, por exemplo, alterar o conteúdo mesmo após ele ter sido exibido ao vivo.

Também é importante destacar que, para iniciar uma transmissão em tempo real, seja ela normal ou em 360°, é necessário ter uma conexão de internet com no mínimo 4 Mbps de velocidade. O tempo máximo para streaming é de até 4 horas, com o vídeo travado em 30 fps, resolução de 1080p e proporção de tela de 2:1 (1920x960). Até o momento, o Facebook não permite embedar vídeos 360° em outros sites, mas a rede social pode lançar uma atualização em breve para resolver esse problema.

Por fim, vale lembrar que as transmissões ao vivo pelo Facebook em 360° ainda não podem ser vistas em dispositivos de realidade virtual, mesmo depois de o streaming ser encerrado e você fazer o download do arquivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.