Novos notebooks gamer terão o mesmo poder de um desktop com a GeForce 1080

2 min de leitura
Imagem de: Novos notebooks gamer terão o mesmo poder de um desktop com a GeForce 1080
Imagem: GeForce

Já há algum tempo, os gamers que escolhem computadores portáteis como sua plataforma de jogatina costumam ficar ansiosos sempre que a NVIDIA lança uma nova linha de placas de vídeo. Isso porque, geralmente, meses depois da chegada desse hardware aos desktops, os notebooks recebem uma versão “capada” dessas GPUs – a famosa linha M. Ao que parece, a fabricante pode ter deixado essa estratégia completamente de lado para integrar edições completas de suas poderosas GTX 1080 e GTX 1070 nos laptops.

Até as gerações anteriores de placas, era comum que as GeForce fossem bastante adaptadas para caberem no corpo reduzido dos notebooks ou corresponderem aos seus limites de consumo de energia. Essa estratégia fazia com que apostar em um PC portátil com a marca se tornasse uma verdadeira loteria, podendo tanto render uma boa performance em títulos recentes do mercado gamer quanto decepcionar completamente em jogos de dois ou três anos atrás – dependendo muito do que era modificado no projeto original das peças.

Essa belezinha pode estar completa no seu próximo notebook gamer

Com esse novo direcionamento da NVIDIA no segmento, conforme revelado por fontes do site PC Gamer, as chances são de que esse cenário não deva se repetir novamente. A empresa já havia brincado com a ideia ao colocar uma GTX 980 em notebooks gamer de ponta – com displays de 17 polegadas ou maiores. Agora, no entanto, o trabalho da companhia deve ser mais fácil, já que seus novos modelos de GPU trazem nativamente uma eficiência energética bem maior do que o antigo hardware top de linha.

Desse modo, é possível manter todos os recursos e tecnologias implementados nas edições originais da GTX 1080 e GTX 1070 – ou seja, manter sua performance monstruosa em relação aos atuais produtos no mercado. Claro que, mesmo assim, os clocks de GPU e memória terão que ser ajustados para otimizarem ainda mais o consumo, evitando drenar a bateria do laptop em tarefas rotineiras. A ideia, no entanto, é que os números sejam turbinados assim que um aplicativo mais exigente – como jogos – for iniciado.

Prepare a carteira

Embora esses dados não tenham sido confirmados oficialmente pela NVIDIA, a perspectiva é de que já vejamos notebooks com as novas GPUs com microarquitetura Pascal a partir de agosto ou setembro. E aí, já tem uma graninha separada para investir em um laptop gamer com potencial para dar inveja em muito desktop atual? Afinal, tanta tecnologia e poder de fogo, com toda a certeza, não deve sair nada barato para a sua conta bancária.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.