Qual serviço de streaming tem o melhor catálogo?

Imagem de: Qual serviço de streaming tem o melhor catálogo?
Imagem: GettyImages

As opções de mídia estão mudando muito rapidamente. Se, há poucos anos, muita gente optava por assinar TVs por assinatura, hoje a preferência tem mudado para os serviços de streaming, que costumam ter valores mais baratos e que podem ser locados isoladamente.

Mas acontece que há cada vez mais opções de streaming no mercado, o que tem levado muita gente a ficar com dúvida sobre quais são os que vale mais a pena assinar. Afinal, nem todo mundo tem condições de pagar por todos - o que inclusive resultaria em um valor possivelmente mais alto do que de um assinatura de TV a cabo.

Por isso, trazemos neste texto uma análise sobre algumas das principais plataformas de streaming disponíveis no mercado para quem está tentando tomar uma decisão sobre o que assinar. A avaliação leva em consideração principalmente o catálogo presente nesses serviços, mas também analisa alguns outros fatores que podem ser importantes para embasar a escolha dos assinantes.


Netflix

(Fonte: Netflix)(Fonte: Netflix)Fonte:  Netflix 

Comecemos então com a plataforma mais antiga (ela chegou no país em 2011) e popular no mercado, que é a Netflix. Hoje em dia, com o crescimento mundial obtido nos últimos anos, ela não é apenas um catálogo, mas sim uma das maiores produtoras de conteúdos audiovisuais do mundo - basta ver a quantidade de filmes produzidos na Netflix que já chegaram às listas de finalistas do Oscar.

Obras elogiadas como História de um Casamentode Noah Baumbach, Ataque dos Cãesde Jane Campion (vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2021) e Roma, de Alfonso Cuarón, são todas produções originais da plataforma, que investe bastante em qualidade e em realizadores renomados.

A Netflix segue sendo um dos gigantes do ramo e conta com um bom catálogo de séries e filmes, contendo muitas produções originais, o que pode ser um diferencial importante na hora de fazer uma escolha. Também possui um bom acervo de filmes antigos.

(Fonte: Netflix)(Fonte: Netflix)Fonte:  Netflix 

Dentre os sucessos recentes do catálogo da Netflix, estão as séries Wandinha, de Tim Burton, Stranger Things, Dark, Brooklyn Nine-Nine, Ann with an A, Narcos, Round 6, La Casa de Papel e muitas outras.

Nos pontos negativos, pode-se citar os valores flutuantes das assinaturas e os anúncios de mudança no sistema, como a oferta de um plano com publicidade e a indisponibilidade de compartilhamento da senha, o que causou certa indignação nos consumidores mais antigos.

HBO Max

(Fonte: HBO Max)(Fonte: HBO Max)Fonte:  HBO Max 

A HBO Max tem um destaque muito importante: ela traz o catálogo das principais séries da HBO, que costumam estar entre as mais elogiadas pela crítica. Estamos falando aqui de produtos premiados como The Sopranos, Six Feet Under, Game of Thrones, The Wire, The White Lotus, Succession, The Last of Us e tantas outras.

Apenas isto poderia ser razão suficiente para optar por esse streaming. Mas se isso não basta, vale lembrar que a HBO Max também prioriza produções novas independentes, e está sempre com lançamentos interessantes.

(Fonte: HBO Max)(Fonte: HBO Max)Fonte:  HBO Max 

A HBO Max também traz o catálogo da Warner Channel (com séries como Friends, Gossip Girl, e Big Bang Theory), além de produtos da DC Comics, como filmes de super-heróis como Mulher Maravilha, Batman e Superman. Para completar, tem também transmissões de jogos de futebol de ligas nacionais e estrangeiras.

Um possível ponto negativo é a instabilidade da plataforma que costuma ser relatada pelos usuários, o que tende a pior em dias de lançamentos, com muita gente acessando ao mesmo tempo.

Prime Video

(Fonte: Prime Video)(Fonte: Prime Video)Fonte:  Prime Video 

A Prime Video chegou no Brasil em 2019, e é também muito assistida por quem curte séries e filmes antigos. Ela é a plataforma de streaming da gigante Amazon, e os assinantes recebem algumas vantagens conjugadas com a loja, como acesso a ofertas especiais em produtos e fretes grátis em mercadorias que tiverem o selo Prime.

Por tudo isso, ela é considerada uma plataforma com ótimo custo-benefício, pois se trata na verdade de um pacote de serviços e não apenas da assinatura do streaming. Se você tem o hábito de comprar na Amazon, pode ser um bom negócio optar pelo Prime.

No que diz respeito ao catálogo, as obras presentes o Amazon Prime são muito boas. O serviço está sempre de olho em novidades - é onde está disponível o filme Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo, que foi vencedor do Oscar em 2023.

(Fonte: Amazon Prime)(Fonte: Amazon Prime)Fonte:  Amazon Prime 

Já no que diz respeito às séries, a Amazon Prime investe também em séries originais, como a recente Daisy Jones & The Six, Os Anéis do Poder e a brasileira Dom. O catálogo também traz clássicos, como House, Nip/ Tuck, Two and a Half Men e várias temporadas de Law and Order.

Em relação a plataformas maiores, como a Neflix, seu catálogo não é tão vasto, o que pode ser visto como uma desvantagem para quem está procurando diversidade. Ainda assim, ela conta com vários reality shows, como as temporadas de De Férias com o Ex, da MTV.

Star+ e Disney+

(Fonte: Disney Plus Brasil)(Fonte: Disney Plus Brasil)Fonte:  Disney Plus Brasil 

Por fim, a Disney+ e a Star+ aparecem juntas aqui por serem dois serviços de streaming diferentes da Walt Disney Company. Enquanto a Disney+ é mais focada nos conteúdos infantis e juvenis, a Star+ prioriza séries e filmes para adultos.

A Disney+ chegou ao Brasil em 2019 cercada de muita expectativa. Também pudera: ela prometia oferecer todo o catálogo exclusivo do universo Disney, incluindo desenhos famosos novos e vintage e todos os lançamentos de filmes de animação.

Só para ter uma ideia, a Disney+ traz o catálogo Disney (com opções como Frozen, Encanto, Cruella, High School Musical: A Série e Camp Rock), os filmes da Pixar (como a série Toy Story, Carros, Monstros S.A., Soul, Viva - A Vida é uma Festa, Valente, Os Incríveis e muitos outros) e as cultuadas produções da Marvel (incluindo aqui Vingadores, Wanda Vision, Capitão Estranho, Loki, Thor, Eternos e vários outros).

(Fonte: Disney Plus Brasil)(Fonte: Disney Plus Brasil)Fonte:  Disney Plus Brasil 

Por outro lado, a Star+ foca em conteúdo adulto, incluindo filmes, séries, documentários e futebol. Ela tem se mantido em destaque dentro das séries com lançamentos bastante elogiados e originais do canal, como Love, Victor, Only Murders in the Building, Pam & Tommy e Reservation Dogs.

Um aspecto muito legal do catálogo da Star+ é o investimento em produções latino-americanas. Dentre as séries que estão dentro deste foco, pode-se citar a argentina Santa Evita, que mostra o caso real do desaparecimento do corpo de Evita Perón, e as brasileiras Impuros (já na terceira temporada), Insânia e O Rei da TV, que conta a história do apresentador Silvio Santos.

Mesmo que não seja um streaming infantil, a Star+ também tem desenhos animados - só que os focados no público adulto. O catálogo disponibiliza clássicos como The Simpsons, Family Guy, American Dad e Futurama.

Os assinantes ainda têm a opção de obter desconto caso assinem o pacote com os dois serviços, o que pode facilitar a vida para quem tem crianças em casa, mas também quer curtir as suas séries e filmes.

Curtiu esse conteúdo do Tecmundo? Compartilhe então essa análise comentando qual é o melhor catálogo de opções nos serviços de streaming que estão disponíveis no mercado brasileiro. Até a próxima!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.