7 tecnologias de Dragon Ball Z que queremos no mundo real

Imagem de: 7 tecnologias de Dragon Ball Z que queremos no mundo real
Imagem: Fuji TV/TecMundo

Há 23 anos, o mundo de Dragon Ball Z e seus personagens vêm conquistando uma grande quantidade de fãs. O mundo fantasioso, recheado de personagens com poderes fora do comum, é um ótimo atrativo para quem gosta deste gênero de animação.

Embora o anime tenha diversos elementos que não existam na vida real, alguns deles serviriam muito bem ao mundo atual. Além dos poderes especiais e transformações, existem tecnologias apresentadas na série que fariam grande diferença para a sociedade.

Portanto, a seguir, conheça algumas das tecnologias de Dragon Ball Z que fariam toda a diferença se existissem no mundo real.

7 - Máquina de Cura

(Fonte: Fuji TV/Divulgação)(Fonte: Fuji TV/Divulgação)Fonte:  Fuji 

Esta máquina é capaz de curar a vida de alguém à beira da morte. Ela funciona através de um líquido que acelera o processo de regeneração do tecido muscular, que cura diversos tipos de feridas.

Também conhecida como Tanque de Cura, a máquina pode até mesmo juntar membros que foram separados em alguma ocasião, como quando Freeza foi feito em pedaços.. A utilidade desta máquina na vida real seria praticamente a criação de um milagre, visto seu potencial rápido de cura.

Afinal, ter uma maneira de realizar tratamentos para basicamente todos os tipos de machucados, desde os mais leves até os mais severos, salvaria a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

6 - Scouter

(Fonte: Fuji TV/Divulgação)(Fonte: Fuji TV/Divulgação)Fonte:  Fuji 

Os Scouters são uma espécie de monóculo que permite ao usuário realizar diferentes atividades, como comunicar-se com outras pessoas utilizando o aparelho ou encontrar determinada localidade.

As informações são apresentadas na lente do dispositivo, para que o usuário tenha acesso facilitado as informações necessárias, tendo elas bem a frente de sua visão. Com uma vibe que lembra dispositivos de realidade aumentada e mista, o dispositivo é o sonho de consumo de grandes empresas de tecnologia.

Na vida real, o Google já tentou criar um dispositivo como esse: lançado em 2014, o Google Glass surgiu como uma ferramenta de realidade aumentada, em que seria possível realizar videochamadas, tirar fotos e enviar mensagens instantâneas. O projeto acabou se tornando um fracasso e a linha de produtos foi desativada.

Agora, empresas como Microsoft e Apple estão investindo cada vez mais no setor de realidade mista. A dona dos iPhones supostamente quer lançar um produto do tipo para ser tão popular quanto os smartphones no futuro.

5 - Ciborgues

(Fonte: Fuji TV/Divulgação)(Fonte: Fuji TV/Divulgação)Fonte:  Fuji 

No mundo de Dragon Ball, ciborgues são humanos e alienígenas que têm parte de seu corpo integrada a peças robóticas. No seriado, alguns exemplos são Android 16 e Android 17, que tem papel importante na história do anime.

Na vida real, um paralelo que pode ser feito são as pessoas que possuem algum membro amputado e o substituem com uma prótese robótica. Atualmente, próteses mais avançadas substituem perfeitamente o membro natural, permitindo que o paciente tenha uma vida totalmente funcional e saudável.

No entanto, nada se compara aos avanços tecnológicos vistos no anime. Empresas como Neuralink, porém, estão investindo pesado para criar uma ponte entre pessoas e máquinas.

4 - Androides e robôs

(Fonte: Fuji TV/Divulgação)(Fonte: Fuji TV/Divulgação)Fonte:  Fuji 

Já os androides e robôs de Dragon Ball são completamente feitos de partes robóticas, criados a partir do zero. Mesmo sendo totalmente tecnológicos, eles ainda possuem uma personalidade avançada, quase como a de um humano.

No mundo atual, diversos modelos de robôs são criados todos os dias, mas ainda existem limitações consideráveis em seu funcionamento. Atualmente, a popularidade das Inteligências Artificiais é um grande avanço no ramo tecnológico, por exemplo, mas ainda podemos ver soluções como o ChatGPT cometendo erros básicos.

É provável que, com o tempo, haja uma junção entre as IA mais avançadas e corpos robóticos construídos em laboratório. Afinal, o segmento de inteligência artificial está ganhando bastante atenção ultimamente, com grandes empresas como Google e Microsoft injetando milhões no desenvolvimento do setor.

3 - Carros voadores

(Fonte: Fuji TV/Divulgação)(Fonte: Fuji TV/Divulgação)Fonte:  Fuji 

No anime, um dos automóveis mais utilizados pelos personagens é o carro voador. Sua maior vantagem é a grande velocidade, especialmente quando comparada com carros comuns de quatro rodas.

No mundo real, diversas tentativas de criar um automóvel que voa já foram feitas, com grandes companhias investindo na tecnologia. Quer um exemplo? Em 2024, a empresa americana Doroni Aerospace, promete lançar o primeiro modelo de carro voador, que pode ser utilizado por qualquer pessoa.

A brasileira Embraer também é uma das empresas envolvidas no desenvolvimento de produtos neste setor da mobilidade. Em 2021, a companhia apresentou um conceito de carro voador elétrico feito no Brasil — confira aqui.

2 - Naves espaciais

(Fonte: Fuji TV/Divulgação)(Fonte: Fuji TV/Divulgação)Fonte:  Fuji 

Também conhecidas como Cápsulas Espaciais, estas pequenas e redondas naves são utilizadas para o deslocamento pelo universo. Elas são principalmente usadas pelo Exército Galáctico de Freeza e pelos Sayajins.

Os humanos já criaram diferentes naves com diferentes objetivos ao longo de sua história. A mais famosa é, claro, a Apollo 11, que levou o homem à lua em 1969. No entanto, nenhuma das soluções existentes é tão compacta e rápida quanto a tecnologia utilizada por Vegeta e outros personagens.

Atualmente, diversas empresas, como a NASA e a SpaceX, têm como seu próximo objetivo alcançar o planeta vermelho, Marte. Mas antes, em 2024, possivelmente veremos uma nave espacial em ação durante a próxima missão tripulada para a Lua.

1 - Cápsulas

(Fonte: Fuji TV/Divulgação)(Fonte: Fuji TV/Divulgação)Fonte:  Fuji 

As cápsulas hoi-poi foram criadas para guardar dentro de si absolutamente qualquer coisa, desde veículos até grandes casas. Esta é, provavelmente, a tecnologia mais difícil de ser reproduzida na vida real, mas também a que faria mais diferença.

Até o momento, não há uma espécie de metal ou tecido que comporte uma moto em uma cápsula de 8 cm, como é no caso do anime. A utilidade do objeto seria de grande valia na sociedade.

Afinal, as várias sacolas de compras do supermercado seriam bem mais fáceis de carregar, por exemplo. Jogando as expectativas para o alto, seria possível guardar o carro no bolso, sem se preocupar com estacionamento, ou então levar uma residência completa para qualquer lugar, tudo encapsulado.

Enquanto algumas das "magias" de Dragon Ball estão longe da realidade, você pode relembrá-las assistindo ao anime, que está disponível em serviços como o HBO Max e Crunchyroll.

E aí, quais dessas tecnologias você mais gostaria que existisse no mundo real?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.