Embraer mostra ‘carro voador’ elétrico feito no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Embraer mostra ‘carro voador’ elétrico feito no Brasil
Imagem: Reprodução

A Embraer revelou nesta semana as primeiras imagens do teste feito com um protótipo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A máquina, que ainda não tem um nome oficial, tem o objetivo de oferecer transporte individual para as pessoas em grandes cidades, como uma alternativa aos táxis aéreos tradicionais.

O protótipo está sendo desenvolvido pela Eve, setor voltado para mobilidade urbana criada pela EmbraerX, braço de inovação da empresa de aeronáutica.  Confira o vídeo:

Por enquanto, a máquina ainda está em escala reduzida, sem capacidade de levar pessoas e é controlada remotamente. Os próximos passos envolvem avançar no desenvolvimento de superfícies de controle, software e propulsão.

O protótipo conta com dez hélices movidas por motores elétricos e pode ter dois rotores adicionais para melhorar o desempenho nos chamados voos de cruzeiro. Ainda assim, a máquina deve ter uma aparência inspirada em pequenos helicópteros de controle remoto e manter um estilo "futurista".

embraerProjeto de "táxi voador" da EmbraerX (Foto: Divulgação)

Além disso, a expectativa da Eve é que a aeronave funcione totalmente no modo autônomo e ofereça um serviço semelhante ao do Uber. Os passageiros poderiam solicitar o táxi aéreo pelo celular e seguir viagem até o destino do usuário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.