É 'oficial': Steve Rogers estava certo o tempo todo no MCU

Imagem de: É 'oficial': Steve Rogers estava certo o tempo todo no MCU
Imagem: Marvel/Reprodução

ATENÇÃO: Possíveis spoilers adiante!!

Quando Capitão América: Guerra Civil chegou aos cinemas e colocou os Vingadores uns contra os outros em times liderados por Steve Rogers (Chris Evans) e Tony Stark (Robert Downey Jr.), os fãs foram à loucura e ficaram bastante divididos. Afinal, quem estava certo? Tony, que apoiava o Tratado de Sokovia; ou Steve, que defendia a liberdade dos super-heróis?

Ainda que nas telonas o embate tenha tido menor escala do que nos quadrinhos, ainda mais com a ausência de Thor e Hulk, suas consequências impactaram a trama de todo o MCU. O Tratado entrou em efeito e os membros do grupo do Capitão América passaram a ser considerados foragidos, mas parece que a Marvel acabou confirmando sem fazer alarde que Steve Rogers estava certo desde o começo.

O que aconteceu com o Tratado de Sokovia?

Lá em 2016, quando Guerra Civil chegou às telonas, fomos apresentados ao Tratado de Sokovia, um documento criado após os atos dos Vingadores terem causado muita destruição em suas missões anteriores.

Acontece que os heróis agiram em defesa da população e, caso não estivessem lá, o estrago seria ainda maior. Mas o tratado não parecia levar isso em conta e, com Tony a favor do documento, Steve tomou a posição contrária.

Depois dos acontecimentos do terceiro filme do Capitão América, pouco se falou sobre o acordo imposto aos personagens nas outras produções do MCU, deixando todo mundo curioso sobre o assunto. Estaria o Tratado de Sokovia ainda em vigor? Agora, seis anos depois de sua primeira menção no universo cinematográfico da Marvel, finalmente tivemos uma resposta.

O Capitão América estava certo

Ainda que personagens como a Ms. Marvel e o Homem-Aranha tenham precisado encarar o pessoal do Controle de Danos, a instituição nunca pareceu ter poder para impedi-los de exercer seus atos heroicos.

Pelo contrário: mesmo com a identidade de Peter Parker revelada ao público, por exemplo, o rapaz não foi detido ou impedido de saltar e se pendurar pelos prédios de Nova Iorque. Isto já era um indício de que a lei apoiada por Tony Stark não estava realmente em vigor.

Para finalizar a discussão, ainda que de forma bem tímida, a Marvel confirmou a vitória de Steve Rogers na recente série Mulher-Hulk: Defensora de Heróis. Em um dos episódios, Matt Murdock — o nosso eterno Demolidor — fez uma participação especial e confirmou durante um julgamento que o Tratado de Sokovia havia sido derrubado.

É ou não é confirmação o suficiente de que o Capitão América estava certo desde o princípio?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.