Não! Não Olhe!: entenda as referências e easter eggs do filme

Imagem de: Não! Não Olhe!: entenda as referências e easter eggs do filme
Imagem: Universal/Divulgação

Dirigido por Jordan Peele, o filme Nope (Não! Não Olhe!) estreou no Brasil em 25 de agosto e já disparou ao topo da bilheteria dos cinemas nacionais. E não é por menos! O filme envolve terror e ficção científica, sendo um dos grandes lançamentos em 2022.

O diretor, conhecido por outras produções, como Nós e Corra!, reuniu um elenco de peso: Keke Palmer, Daniel Kaluuya, Brandon Perea, Barbie Ferreira e mais participam do longa que já está dando o que falar.

Mas, além do sucesso, você sabia que o filme traz easter eggs da vida real? Pois é! Abaixo, reunimos todos para você ficar por dentro do filme.

Veja 8 easter eggs que você talvez não tenha percebido em Não! Não Olhe!

8) O livro de Nahum

(Fonte: Universal/Divulgação)(Fonte: Universal/Divulgação)Fonte:  Universal 

Logo no começo do filme, temos uma frase do Livro de Nahum: “I will cast abominable filth upon you, make you vile, and make you a spectacle” (em tradução livre: “Lançarei imundície abominável contra você, o farei vil e farei de você um espetáculo).

A frase é creditada a Nahum, um dos profetas do Velho Testamento. Como o espetáculo é um tema recorrente em Nope, é um dos easter eggs que mais combinam com a trama.

7) O homem em um cavalo

(Fonte: Universal/Divulgação)(Fonte: Universal/Divulgação)Fonte:  Universal 

Emerald conta que seu tataravô foi o primeiro ator em um filme e que ele ficou famoso ao andar de cavalo em uma série de fotos que foram colocadas em sequência para criar a ilusão de movimento.

Isso realmente aconteceu! Essa sequência de fotos é chamada de "Horses. Gallop; thoroughbred bay mare (Annie G) with male rider”, datada de 1872-1875.

Porém, o homem que está, de fato, montado no cavalo é desconhecido.

6) Ataque de chimpanzé

(Fonte: Universal/Divulgação)(Fonte: Universal/Divulgação)Fonte:  Universal 

A cidade é assombrada por um ataque de chimpanzés e, embora isso pareça cômico ou até mesmo sem chance de acontecer, a verdade é diferente!

Em 16 de fevereiro de 2009, Charla Nash foi atacada pelo chimpanzé Travis, animal doméstico de seu vizinho. O pet era considerado uma celebridade em Connecticut e todos acreditavam que ele era inofensivo.

Porém, o animal arrancou os olhos de Charla e chegou a mastigar seu rosto e mãos durante o ataque. Travis foi morto pelos policiais que chegaram ao local. Embora Nash tenha sobrevivido ao ataque, ela tem feridas permanentes.

As assombrações de Jupiter’s Claim, portanto, poderiam facilmente se tornar reais e a vítima do ataque no filme usa um chapéu que é parecido com o usado por Charla na entrevista com Oprah Winfrey!

5) Gordy’s Home!

(Fonte: Universal/Divulgação)(Fonte: Universal/Divulgação)Fonte:  Universal 

Além disso, Jordan Peele usou sua conta no Twitter para postar a abertura de uma sitcom de ficção que também aborda os chimpanzés como temática. Gordy’s Home sugere que a mãe no programa era uma astronauta, sendo essa uma referência sobre como os animais costumavam ser usados como cobaias em missões espaciais.

4) Ancient Aliens

(Fonte: Universal/Divulgação)(Fonte: Universal/Divulgação)Fonte:  Universal 

Angel revela que é muito fã do programa de televisão Ancient Aliens. Esse é um programa de verdade! Produzido pelo History Channel, o programa estuda a existência de vida extraterrestre, bem como a possibilidade de que os aliens já fizeram contato com os humanos em tempos pré-históricos, ajudando nossa espécie a se desenvolver.

Ancient Aliens ainda está no ar e já alcançou a marca de 200 episódios!

3) Documentos das Forças Marinhas dos Estados Unidos

(Fonte: Universal/Divulgação)(Fonte: Universal/Divulgação)Fonte:  Universal 

Além disso, Nope também faz uma referência aos documentos registrados pelas Forças Marinhas dos Estados Unidos. Os personagens acreditam na existência de alienígenas e falam sobre registros de OVNIs que foram desclassificados pela Navy - como é chamada a força nos EUA.

Esses registros são reais e foram feitos entre 2005 e 2015. Porém, o exército marinho descartou a documentação.

2) The Purple People Eater

(Fonte: Universal/Divulgação)(Fonte: Universal/Divulgação)Fonte:  Universal 

Antlers canta uma música chamada de “The Purple People Eater” com um pingo de nostalgia. A letra é sobre um alienígena que quer ser um rock star e, fora do filme Não! Não Olhe!, foi composta e gravada por Sheb Wooley em 1958.

1) O Close-Up final

(Fonte: Universal/Divulgação)(Fonte: Universal/Divulgação)Fonte:  Universal 

É muito comum que um diretor tenha sua marca registrada no mundo do cinema. Quentin Tarantino e Spike Lee são apenas alguns dos profissionais que terminam suas produções de uma forma específica e, no caso de Jordan Peele, isso não é diferente.

O diretor termina com um close-up de um personagem, com olhos arregalados e marejados. Em Nope, o close-up vem logo depois de Emerald ver OJ à distância.

E aí, gostou de saber mais sobre os easter eggs de Não! Não Olhe! Para saber mais, não deixe de acompanhar o Minha Série!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.