Jordan Peele: 4 melhores filmes do ator e diretor

Imagem de: Jordan Peele: 4 melhores filmes do ator e diretor
Imagem: Rolling Stone

O diretor e ator Jordan Peele, um dos nomes mais proeminentes do cinema de horror, lança em 2022 seu novo filme, NopeO filme – que conta com os atores Daniel Kaluuya, Keke Palmer e Steven Yeun no elenco – tem gerado muita expectativa.

Isso porque Peele lançou muitas obras que impactaram os gêneros de terror e suspense ao uni-los com a forte crítica social.

Se você está ansioso para assistir Nope, neste texto você vai ficar por dentro de quem é Jordan Pelle e também conferir os melhores filmes que o diretor produziu em sua trajetória profissional.

Aliás, vale a pena assisti-los antes da estreia do novo longa-metragem, hein? Veja!

Quem é Jordan Peele?

(Fonte: Darkflix)(Fonte: Darkflix)Fonte:  Darkflix 

O norte-americano Jordan Peele tem 42 anos e nasceu em Nova York. Criado apenas pela mãe, ele começou a frequentar o cinema aos 12 anos. Sua formação profissional se iniciou na escola de artes Sarah Lawrence College, onde participou de um curso de marionetes.

Porém, acabou abandonando a faculdade para formar uma dupla de comédia com a colega Rebecca Drysdale. Já sua estreia na televisão foi em 2003, no programa MADTv, um humorístico da Fox baseado na revista Mad – Jordan Peele foi já indicado ao Emmy por conta de sua participação neste show.

Entre 2012 e 2015, ele produziu e estrelou na comédia Key and Peele, ao lado do amigo Keagan-Michael Key. Vale lembrar que o diretor tem várias participações como ator cômico em séries e filmes, mas resolveu se dedicar exclusivamente à direção.

Assim, lançou obras que foram muito aclamadas pela crítica. Seus filmes são reconhecidos por unirem uma trama de horror com uma crítica acentuada ao racismo nas suas mais diversas formas.

Jordan Peele: 4 filmes para assistir antes da estreia de Nope

É claro que não poderíamos deixar de evidenciar as incríveis produções do ator, diretor e, até mesmo, produtor. Por isso, separamos uma lista com os 4 filmes mais marcantes da trajetória de Jordan Peele. Confira:

1. Corra! (2017)

(Fonte: El País)(Fonte: El País)Fonte:  El País 

Corra! é o filme que fez com que o nome de Jordan Peele chamasse a atenção dentre os novos diretores. A trama conta a história de Chris Washington – papel de Daniel Kaluuya –, um fotógrafo negro que namora uma moça branca, Rose – Allison Williams.

Ele topa viajar para passar um fim de semana com a família dela em uma casa de campo. Porém, durante a visita, começa a notar algumas coisas estranhas ocorrendo na casa

Corra! se desdobra em uma história de horror realmente assustadora mas que faz uma crítica contundente às raízes históricas do racismo nos Estados Unidos.

O filme recebeu 4 indicações ao Oscar de 2018 – incluindo a categoria de Melhor Filme –, além de outras indicações ao BAFTA e ao Globo de Ouro. Jordan Peele acabou levando o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

2. Nós (2019)

(Fonte: UOL)(Fonte: UOL)Fonte:  UOL 

O sucesso de Corra! abriu espaço para que, dois anos depois, Jordan Peele lançasse outro filme de horror. Nós é um filme ainda mais complexo e assustador.

Ele conta a história de Adelaide – interpretada por Lupita Nyong'o –, que resolve passar um fim de semana na praia com sua família. A viagem, no entanto, logo se torna um evento repleto de momentos perturbadores, em que um trauma de infância retorna para assombrar a sua vida e, consequentemente, as de seu marido e filhos.

A história mistura o elemento do doppelgänger – a ideia da existência de um duplo de cada um de nós, geralmente maligno – para, mais uma vez, criar uma trama que explicita as desigualdades raciais não só nos Estados Unidos, mas no mundo todo.

A performance de Lupita Nyong´o foi muito elogiada e o filme angariou um enorme público nos cinemas.

3. A lenda de Candyman (2021)

(Fonte: Rolling Stone)(Fonte: Rolling Stone)Fonte:  Rolling Stone 

Dirigido por Nia DaCosta, A lenda de Candyman é produzido por Jordan Peele. Trata-se de uma espécie de continuação do filme O mistério de Candyman, de 1992, que se tornou um clássico do cinema de horror.

No novo longa, um jovem pintor, Anthony McCoy – papel de Yahya Abdul-Mateen II – tenta se manter relevante no, altamente competitivo, mercado da arte. Para isso, ele acaba entrando em contato com a história de Candyman, uma lenda urbana no lugar onde vive.

Ocorre que Candyman é um assassino sobrenatural que é invocado quando é chamado cinco vezes na frente do espelho. O filme retoma os temas já presentes na obra original, que também tratava sobre violência e tensões raciais nos centros urbanos.

Entretanto, a principal diferença são as atualizadas discussões de assuntos muito atuais, como a brutalidade policial, a gentrificação – processo social que "expulsa" moradores pobres de uma região para torná-la mais nobre – e a exploração dos corpos de pessoas negras.

4. The Twilight Zone (2019-2020)

(Fonte: Amazon Prime)(Fonte: Amazon Prime)Fonte:  Amazon Prime 

The Twilight Zone não é filme, mas uma série reboot da clássica Além da Imaginação, criada pelo produtor Rod Serling em 1959 e que se tornou um sucesso absoluto entre os fãs do horror e da ficção científica.

Em cada episódio os personagens precisam enfrentar medos e histórias sobrenaturais. Essas experiências são vividas de maneira exagerada, para que seja possível tratar temas sociais.

Ao lado de Simon Kinberg, Jordan Peele foi o responsável pela produção da nova série, que durou apenas 2 temporadas.

E então, gostou do conteúdo? Se você é fã dos filmes de um dos mestres do cinema atual, vai a pena conferir o trailer da novíssima obra Não! Não Olhe!E continue acompanhando o Minha Série para não perder nenhuma novidade.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.