Charles Manson: 11 produções com o líder da seita mais bizarra do mundo

Imagem de: Charles Manson: 11 produções com o líder da seita mais bizarra do mundo

Em 9 de agosto de 1969, cinco pessoas foram assassinadas em uma mansão na Cielo Drive, em Los Angeles, Califórnia. Entre as vítimas estava a atriz Sharon Tate, que era casada com o diretor Roman Polanski e estava grávida de 8 meses.

Os responsáveis pelas mortes eram jovens membros de uma seita liderada por um guru excêntrico e manipulador — Charles Manson, o líder da "Família Manson". Aos poucos, Manson ganhou notoriedade e se tornou um dos símbolos de uma era recheada de seitas e congregações nos Estados Unidos.

Os valores hippies e o rápido convencimento do ex-músico frustrado sobre os seus ideais políticos levaram a sua família a ser composta por algumas dezenas de jovens — e as crueldades cometidas pelo grupo o fizeram ser retratado diversas vezes no mundo do entretenimento, sempre focando em sua personalidade perturbadora.

Ficou interessado e quer entender um pouco mais a fundo a história desse criminoso? Então, continue a leitura que hoje trouxemos 12 produções em que ele foi retratado por meio de personagens complexos e perigosos. Confira!

1- South Park (1998)

Manson não escapou de uma das séries mais escrachadas da televisão: South Park, que transformou o guru em colega de cela de um tio de Cartman no episódio “Merry Christmas, Charles Manson!”, da segunda temporada.

Na animação, ele é dublado por Trey Parker – a mesma voz de Stan e Cartman – e começa o episódio com um temperamento raivoso, mas logo adota uma personalidade calma, a ponto de transformar a marca de suástica na testa em uma carinha feliz.

2 - Aquarius (2015)

A série criminal da NBC traz David Duchovny no papel do detetive Sam Hodiak e Grey Damon como Brian Shafe, um policial novato trabalhando disfarçado. A dupla começa a investigar a atração de jovens norte-americanas por Charles Manson (Gethin Anthony) e revisita também outros episódios políticos da época, como o assassinato de Martin Luther King.

Aqui, o foco é o início da formação da seita, mas com o criminoso já chamando a atenção da polícia. Por baixa audiência, ela foi cancelada ainda na segunda temporada.

3 - American Horror Story: Cult (2017)

Na antologia American Horror Story, ele foi referenciado durante a sétima temporada. Aqui, Evan Peters interpreta não só Charles Manson, mas também Jim Jones e Marshall Applewhite – outros líderes de cultos que tiveram destinos trágicos.

Durante uma visão no décimo episódio, o personagem Kai observa a si mesmo como Manson. Há ainda uma recriação do assassinato de Sharon Tate, com Sarah Paulson também em cena.

4 - Mindhunter (2017)

Estrelada por Jonathan Groff, Holt McCallany e Anna Torv, a série original da Netflix pode ser renovada para a terceira temporada.

Aqui, nada de papel de destaque: ele é um dos criminosos entrevistados pela equipe do FBI, que historicamente começou a traçar pela primeira vez o perfil de assassinos seriais e suas convicções.

Como a trama se passa depois da década de 1970, Manson já está preso e até mesmo já fez uma tatuagem de uma suástica na própria testa. No período, ele é uma espécie de celebridade. O ator que o interpreta é Damon Herriman, o mesmo de Era Uma Vez em... Hollywood.

5 - Helter Skelter (1976)

Esse é o primeiro longa-metragem que conta a história da seita e traz um retrato do criminoso. O filme feito para a TV é baseado no livro "Manson, Retrato de um Crime Repugnante", escrito pelo procurador do caso, Vincent Bugliosi, ao lado de Curt Gentry.

A expressão "Helter Skelter" é tirada de uma música dos Beatles de mesmo nome e, de acordo com as profecias de Manson, significava eventos apocalípticos que culminariam em uma guerra racial nos Estados Unidos.

O foco do filme está nos principais assassinatos da seita e no julgamento, com Manson sendo retratado por Steve Railsback. Em virtude da interpretação agressiva, dos monólogos e da aparência assustadoramente similar, o ator ficou conhecido pelo papel durante o resto da carreira.

6 - The Book of Manson (1989)

Nem só de produções hoolywoodianas vive o personagem. Em 1989, Manson ganhou um filme praticamente amador, perturbador e cheio de pretensões artísticas, focando em seu caráter messiânico como líder de um culto.

De baixíssimo orçamento, o longa tem a direção de Raymond Pettibon, um artista visual que fez capas de CDs para bandas como Sonic Youth. O protagonista é vivido por Robert Hecker, vocalista e guitarrista de bandas como Redd Kross.

7 - The Manson Family (2003)

A história por trás dessa produção é mais interessante do que a presença de Manson. O diretor, Jim Van Bebber, rodou as primeiras cenas do seu projeto em 1988, porém nunca conseguia finalizá-lo, gravando outras cenas esporadicamente e exibindo cortes inacabados do projeto em festivais.

Eis que ele ganhou status cult e foi lançado definitivamente em 2003, com a colaboração de fãs e amigos. Aqui, há altas doses de nojeira e sexualidade para retratar a vida na seita, além da recriação dos famosos assassinatos. O ator que interpreta o líder é Marcelo Games, em um de seus poucos papéis na carreira.

8 - Helter Skelter (2004)

Segunda adaptação do livro de Bugliosi, o longa também traz uma abordagem biográfica dos anos finais e dos crimes da família Manson, deixando o julgamento em segundo plano e focando nos discursos e ideais do personagem.

Dessa vez, ele é interpretado por Jeremy Davies (Daniel Faraday), com uma personalidade inquieta e sedutora. Neste enredo, seus seguidores mais famosos também ganham importância, com destaque para Linda Kasabian (Clea DuVall), que não estava totalmente convencida em participar da seita.

Há ainda Tex Watson (Eric Dane) e Katie Krenwinkel (Alisson Smith), todos envolvidos no assassinato de Sharon Tate.

9 - House of Manson (2014)

Outra cinebiografia do assassino, ambientando a história do ponto de vista do próprio Manson (Ryan Kiser). Aqui, entretanto, ele tem uma imagem mais positiva e até mesmo um pouco tímida e amigável.

Além de mostrar o cotidiano na comunidade e o começo do período na prisão, o filme traz o passado de Charlie e até sugere que as desventuras no rock contribuíram para levá-lo ao estado de loucura.

10 - Manson’s Lost Girls (2016)

Mais uma produção que conta a história do ponto de vista de um dos membros do culto. Aqui, a jovem Linda Kasabian é atraída para a comunidade pelas promessas de um ambiente livre e cheio de drogas e sexo.

A figura de Manson é retratada aqui por Jeff Ward de forma mais jovem e sedutora, com os cabelos curtos, mas sem deixar de demonstrar o lado insano do criminoso.

11 - Era Uma Vez em... Hollywood (2019)

A mais recente aparição do criminoso nos cinemas é no longa dirigido por Quentin Tarantino. O filme se passa no final da era de ouro de Hollywood, em 1969, e retrata vários personagens e acontecimentos do período.

A atriz Margot Robbie interpreta Sharon Tate, enquanto Damon Herriman assume o papel de um Charles Manson ainda formando a sua família.

E então, já sabe qual filme que irá assistir? Todos que estão na lista são indicações para aqueles que gostam do gênero True Crime. Que tal?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.