True crime: 10 filmes e séries sobre crimes reais

Imagem de: True crime: 10 filmes e séries sobre crimes reais
Imagem: G1

O gênero true crime, que envolve as narrativas que contam crimes reais, está mais em alta do que nunca. Muita gente parece fascinada em descobrir detalhes da mente de assassinos, além de desejar saber um pouco mais dos atos brutais que eles foram capazes de cometer.

Os catálogos de plataformas de streaming, como Netflix, Star+, Globoplay e HBO Max, estão recheados de obras do gênero para quem quer mergulhar nesse tipo de história.

Neste texto, indicamos os melhores filmes e séries sobre crimes reais que estão disponíveis nessas plataformas. Afinal, assim como você, nós também gostamos de um bom mistério! Vamos ver os títulos na lista? Confira.

Quais são os melhores filmes e séries sobre crimes reais?

Para facilitar sua vida e evitar que você perca tempo com narrativas true crime não tão boas assim, selecionamos as melhores que estão a seu alcance hoje.

1. O caso Evandro — Globoplay

A minissérie O Caso Evandro leva para as telas o famoso caso contado no podcast Projeto Humanos, do jornalista Ivan Mizanzuk. A produção trata de um crime que chocou o Paraná nos anos 1990: a morte do menino Evandro Ramos Caetano, de 6 anos, cujo corpo foi encontrado perto de casa, na cidade de Guaratuba.

Uma investigação se desenrola em torno do crime, gerando uma trama repleta de injustiças e de uma atividade policial problemática. No caso, há questões envolvendo preconceito religioso e a participação de políticos.

2. Conversando com um serial killer: Ted Bundy — Netflix

A série da Netflix dá um mergulho na mente do assassino Ted Bundy, que sequestrou, estuprou e matou pelo menos 30 mulheres nos anos 1970.

A boa aparência do serial killer e a personalidade sociável dele criaram uma espécie de culto em torno da figura, que até hoje é questionada.

3. Inventando Anna — Netflix

Nem toda narrativa true crime envolve assassinatos. Um bom exemplo disso é Inventando Anna, baseada na história real de uma golpista chamada Anna Delvey, que convenceu boa parte da elite de Nova York de que era uma herdeira alemã e que tinha um grande negócio, manipulando pessoas a darem dinheiro a ela.

4. The Act — Star+

The Act conta um crime real bastante bizarro. A série mostra a vida de Gypsy Rose Blanchard (Joey King), uma menina que viveu acreditando que tinha uma grave doença.

Na verdade, a mãe dela, Dee Dee (Patricia Arquette), fazia que a menina ficasse doente e a submetia a uma série de tratamentos, além de infantilizá-la. Tudo como forma de “extrema proteção” e para ganhar benefícios do governo.

Quando Gypsy se dá conta, vai em busca da própria independência, mas isso acaba resultando em um assassinato.

5. Pacto brutal: o assassinato de Daniella Perez — HBO Max

A mais recente série true crime da HBO Max, Pacto brutal, contextualiza o crime envolvendo a morte de Daniella Perez. A atriz estrelava a novela De corpo e alma, em 1992, e foi assassinada pelo colega de cena Guilherme de Pádua, junto da ex-esposa dele.

O crime causou uma comoção nacional na época, e essa história é contada em Pacto brutal para as novas gerações.

6. Don't F**k with Cats: uma caçada online — Netflix

Nessa minissérie true crime de 2019, um crime se desdobra quando um homem publica um vídeo em que mata dois gatinhos. Isso faz que pessoas do mundo todo se mobilizem para encontrá-lo.

Motivado pela atenção que está recebendo, ele começa a publicar cada vez mais vídeos perturbadores, até que comete um homicídio.

7. Monster: desejo assassino — HBO Max e Amazon Prime

O filme Monster: desejo assassino, de 2003, conta a história real de Aileen Wuornos (Charlize Theron, que ganhou o Oscar pelo papel), uma mulher abusada sexualmente e que precisa se prostituir para sobreviver. Ao se mudar para a Flórida, ela é agredida por um cliente e acaba matando-o.

O crime dá início a vários assassinatos, o que fez que Aileen ficasse conhecida como a primeira mulher serial killer dos Estados Unidos. Com detalhes e peças que se encaixam perfeitamente, é um bom longa-metragem para os fãs de true crime.

8. Zodíaco — Globoplay

O thriller Zodíaco, de 2007, narra uma história real ocorrida nos anos 1960 e 1970, em São Francisco (EUA). Um assassino autodenominado Zodíaco assustava, então, a cidade com uma série de crimes.

O sujeito começou a mandar cartas para diferentes jornais, as quais, juntas, guardariam um código que revelaria a identidade verdadeira dele. A trama trata do esforço de investigadores e jornalistas na tentativa de decifrar o mistério que, na época, não foi resolvido.

Entretanto, atualmente, há indícios de que equipes policiais tenham identificado o sádico assassino do zodíaco.

9. Elize Matsunaga: era uma vez um crime — Netflix

A série documental Elize Matsunaga: era uma vez um crime rememora o famoso assassinato de Marcos Matsunaga, herdeiro da empresa Yoki, em 2012.

Ele foi morto e esquartejado pela esposa, Elize Matsunaga, que havia descoberto que ele a traía. Quase 1 década depois, Elize presta o primeiro depoimento sobre o crime nessa série, contando a própria versão.

10. O.J. Made in America — Star+

A série aborda um dos crimes mais famosos do século. Em 1994, O.J. Simpson, um herói do futebol americano, foi acusado de ser o principal suspeito da morte da ex-esposa, Nicole Brown Simpson, e do namorado dela.

O.J. Made in America recupera o enredo midiático de maneira objetiva, contextualizando os fatos e apresentando um retrato preciso de como esse crime dialoga com o cenário de violência racial e de desigualdade nos Estados Unidos.

E então, o que achou da lista de hoje? Esperamos que tenha gostado! Para ficar por dentro desse e de outros assuntos sobre filmes e séries, continue acompanhando o Minha Série.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.