Documentos revelam que Facebook espiou tráfego criptografado de apps rivais

2 min de leitura
Imagem de: Documentos revelam que Facebook espiou tráfego criptografado de apps rivais
Imagem: GettyImages

A Meta, dona de redes sociais como Instagram e Facebook, interceptou e espionou dados de usuários que usavam aplicativos de plataformas rivais. A informação foi divulgada pelo site TechCrunch, com base em documentos que fazem parte de um processo judicial contra a empresa nos Estados Unidos.

Os arquivos liberados nesta terça-feira (26) detalham um plano da empresa por volta de 2016, envolvendo concorrentes como Snapchat, YouTube e o site da Amazon. A companhia queria compreender como os usuários interagiam com esses apps, o que atraía esse público e como o próprio Facebook poderia agir para reduzir a popularidade dessas rivais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fazer isso, porém, não era uma tarefa fácil. E, de acordo com os documentos, o Facebook precisou usar uma ferramenta bastante controversa para interceptar e decodificar esses dados.

O Projeto Caça-Fantasmas

O caso mais detalhado pelo processo envolve o chamado Project Ghostbusters, batizado tanto em homenagem à franquia de filmes Os Caça-Fantasmas quanto em referência à assombração que serve de mascote do Snapchat.

A ideia da equipe era encontrar um jeito de analisar dados do tráfego do app rival, que tem a comunicação entre usuários e servidores criptografada. Naquele período, o Snapchat ainda era um rival de peso para o Instagram, em especial entre o público mais jovem dos EUA e em uma era pré-TikTok.

O Snapchat.O Snapchat.Fonte:  GettyImages 

Para burlar isso sem o consentimento dos usuários ou do próprio Snapchat, o Facebook utilizou um serviço chamado Onavo. Essa VPN, que era oferecida pela empresa na época, era também uma ferramenta que coletava dados de navegação de forma massiva.

Quando ativado, o Onavo "lia" o tráfego de um dispositivo independente de ele ter ou não criptografia. Em vez de permitir a proteção, o serviço coletava esses dados e entregava para serem analisados pelo Facebook. A plataforma foi desativada em 2019 e foi usada também para monitoramento do WhatsApp antes da sua aquisição.

A Meta de olho em você

O escândalo do Project Ghostbusters é mais um envolvendo a Meta em uma década turbulenta para a companhia. Anos depois, ela permitiu a coleta e a comercialização de dados para fins políticos no escândalo envolvendo a Cambridge Analytica.

Segundo o TechCrunch, o projeto de espionagem não era uma unanimidade dentro da empresa e vários funcionários eram contra a ação. O CEO e cofundador, Mark Zuckerberg, entretanto, foi quem solicitou uma solução com "tecnologias especiais" para lidar com as rivais.

Mark Zuckerberg.Mark Zuckerberg.Fonte:  GettyImages 

"Toda vez que alguém pergunta alguma coisa sobre o Snapchat, a resposta geralmente é que, porque o tráfego é criptografado, não temos análises sobre eles. Parece importante encontrar um jeito de ter dados confiáveis sobre eles... Vocês precisam descobrir como fazer isso", disse o executivo em um email em 2016.

Ao site Gizmodo, a Meta afirma em nota que as acusações do processo original são "sem fundamento" e que o assunto não é novidade, pois foi reportado na época.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.