Instagram começa a disponibilizar opção que limita posts políticos; entenda

2 min de leitura
Imagem de: Instagram começa a disponibilizar opção que limita posts políticos; entenda
Imagem: GettyImages

As redes sociais Instagram e Threads, ambas da Meta, começaram a adotar uma nova e polêmica personalização de conteúdo. A partir de agora, usuários podem escolher receber menos conteúdos de temas políticos nas plataformas.

Uma atualização recente nos aplicativos adicionou um novo filtro opcional nas configurações. Ele pode limitar ou não a exibição de "tópicos sociais ou políticos" – dentro do conteúdo que é sugerido pelo algoritmo dos serviços.

Dessa forma, é possível ver menos recomendações do tema em espaços como a sugestão da aba Explorar, nos Reels e em sugestões do feed ou de usuários a serem seguidos.

Anunciado oficialmente em fevereiro deste ano, o recurso só começou a ser liberado em larga escala nos últimos dias. A atualização no aplicativo ainda não foi disponibilizada para todos os usuários, mas deve se tornar em breve uma opção global para a comunidade.

Ao menos nos testes realizados pelo TecMundo, a opção ainda não constava nas configurações da plataforma para Android.

Como funciona o limite de posts políticos no Instagam

De acordo com o anúncio original da Meta, a ideia é reduzir a quantidade de publicações mostradas para usuários que não querem ver postagens políticas no feed.

Um conteúdo é considerado desse tema quando menciona "governos, eleições ou tópicos sociais que afetem um grupo de pessoas e/ou a sociedade em geral" – ou seja, uma categoria bastante vasta e que pode gerar falsos positivos em algumas postagens.

A opção de ligar ou desligar a recomendação de posts políticos. (Imagem: Divulgação/Instagram)A opção de ligar ou desligar a recomendação de posts políticos. (Imagem: Divulgação/Instagram)Fonte:  Instagram 

Por padrão, essa opção apareceu ligada para alguns usuários, que precisam desligá-la no aplicativo para liberar o tema novamente. O botão fica dentro do menu de configurações do Instagram, mais precisamente na aba "Conteúdo sugerido".

A mesma alteração feita no Instagram vale também para o Threads. A plataforma de textos curtos funciona com o perfil vinculado diretamente à conta da outra rede social da Meta.

Vale lembrar que essa personalização não altera a quantidade de postagens políticas que você recebe das contas que já segue. A mudança segue um padrão de executivos da Meta, que já declararam que o Threads é um serviço que "não incentivará discussões políticas".

A adoção desse filtro já causou debates entre a comunidade. Enquanto alguns usuários celebraram a adição da limitação, outros acreditam que a opção é uma forma de esconder conteúdos potencialmente importantes ou até mesmo irregulares – e que deveriam ser tirados do ar pela moderação das plataformas em vez de menos recomendados.

Gostou do conteúdo? Fique de olho aqui no portal e mantenha-se atualizado sobre temáticas de tecnologia e mercado. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.